Tempo - Tutiempo.net

Audiência discute a construção da Rede Acidente Vascular Cerebral (AVC) na Bahia

O deputado José de Arimateia (PRB), vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, realizou ‘Audiência Pública’ com a finalidade de construir a Rede de Acidente Vascular Cerebral (AVC) na Bahia.

O deputado reuniu profissionais de diversas especialidades; representantes da Sociedade Civil; entidades de classe; além de representantes do Ministério da Saúde e autoridades de diversos segmentos da sociedade.

Após análise clínica do tema, Arimateia salientou que a proposta tem como base o AVC ser apontado pelo Ministério da Saúde como uma das principais causas de morte no país, e provocar um verdadeiro debate sobre a importância da construção da Rede de Acidente Vascular Cerebral no Estado.

“A Organização Mundial de Saúde mostra, que estatisticamente, esse ano cerca de 100 mil pessoas serão vitimas fatais da doença no Brasil, e na Bahia mais seis mil pessoas serão acometidas de um AVC, esse fato deixa qualquer um preocupado, por sugeri ao Colegiado a realização desta Audiência”, explicou Arimateia.

Os dados devem motivar uma discussão maior que encontre, através do Sistema Único de Saúde (SUS), um atendimento mais qualificado.

A médica neurologista Sheila Martins, e ambémt consultora técnica do Mistério da Saúde, Sheila, reconheceu que a Rede é de extrema importância, especialmente aos pacientes com sequelas de AVC.

“Mais de 80% dos casos de AVC são atendidos pela Rede Pública e disponibilizar esse tratamento se traduz em uma significativa redução de custo em outras áreas, pois com um Centro especializado de atendimento o paciente reabilitado pode retomar suas atividades e que essa conquista trará a redução do índice de mortalidade”, afirmou a neurologista.

Presente ao encontro, o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da capital baiana, Ivan Paiva, afirmou que um aliado para a diminuição de óbito por AVC é o diagnóstico rápido e preciso.

“Após os primeiros sintomas o atendimento deve ocorrer em no mínimo quatro horas. O Centro Especializado é fundamental na diminuição das mortes”, disse.

O deputado José de Arimateia mais uma vez demonstrou preocupação com a saúde dos baianos, principalmente das camadas mais humildes, correspondendo fielmente com a confiança que lhes foi outorgada pelo povo baiano.

Fonte: cljornal/Assessoria.

OUTRAS NOTÍCIAS