Tempo - Tutiempo.net

BAHIA DESPERDIÇA MAIS DE 40% DE SUA ÁGUA POTÁVEL

Enquanto o Brasil enfrenta a maior falta de chuvas em mais da metade dos estados, com abastecimento já comprometido, como em São Paulo, 37% da água tratada para consumo humano em todo o país é desperdiçada antes de chegar às casas dos consumidores. Informações são de relatório do governo federal concluído em dezembro de 2014.

 

As regiões Norte e Nordeste (que convive com a seca) apresentam a maior taxa de desperdício, com 50,8% e 45%, e a Bahia é um dos estados com maior perda, com índice que passa dos 40%.

 

Falhas na tubulações são responsáveis pelo desperdício, além de fraudes e ligações clandestinas. Referente a 2013, o levantamento é a maior base de dados do tipo.

 

Apesar de uma tendência na queda desse desperdício, a partir da análise de relatórios anteriores, no último ano não houve nenhuma redução, já que o relatório concluído em 2013 mostra desperdício de 36,9% da água potável.

 

Segundo as empresas de saneamento, as ações para combater a perda de água geram um grande investimento em troca de equipamentos, o que torna inviável extinguir completamente esse tipo de desperdício.

Fonte: Redação

OUTRAS NOTÍCIAS