Tempo - Tutiempo.net

Bahia e ONU assinam acordo de cooperação

Um acordo assinado na tarde desta segunda-feira (15), na Governadoria, em Salvador, entre o governador Jaques Wagner e o representante do Fundo para as Populações das Nações Unidas (Unfpa) no Brasil, Herald Hobson, vai ampliar a execução das políticas públicas na Bahia. A solenidade contou com a presença dos titulares de diversas secretarias estaduais envolvidas nas ações previstas no documento.

 

Integram a cooperação técnica as secretarias da Saúde (Sesab), do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa), para Assuntos Internacionais e Agenda Bahia (Serinter), do Meio Ambiente (Sema), da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

 

Entre as ações a serem desenvolvidas no âmbito da cooperação técnica destacam-se desencadear, junto ao poder público, ao setor privado e à sociedade civil mobilização para o alcance dos compromissos assumidos internacionalmente pelo Estado brasileiro, com especial atenção aos direitos reprodutivos e ao compromisso dos entes federativos em reconhecer. Também promover e efetivar os direitos da população jovem.

 

Outro item de relevância no acordo é a ampliação do debate público e das ações de comunicação para o enfrentamento à violência e todas as formas de discriminação e intolerância na Bahia. Um dos compromissos assumidos pela Bahia é o de contribuir para o aumento da transferência de expertise brasileira e baiana nas áreas de população e desenvolvimento, saúde reprodutiva e direitos, gênero e igualdade racial, para países da América Latina, Caribe e África, com foco especial nos países de língua portuguesa, dentre outros em desenvolvimento.

Fonte: Redação / Agecom

OUTRAS NOTÍCIAS