Tempo - Tutiempo.net

Bahia foi a grande vencedora do segundo leilão de energia nova

 

A Bahia foi a grande vencedora do segundo leilão de energia nova (A-5), realizado nesta sexta-feira (13) pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Dos 97 projetos contratados, o estado vendeu 41, com a expressiva marca de 1.000,8 MW, do total de um total de 2.337,8 MW.

Todos os outros estados no Nordeste juntos venderam 46 projetos e 1,2 GW no evento de hoje. “Estes números adicionarão mais de R$ 3 bilhões em novos investimentos no estado” comemorou o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia.

 

Segundo ele, a região de Umburanas será o principal destino dos projetos. “A marca de 1.000 MW foi pela primeira vez superada por um único estado em um certame”. Entre as companhias vencedoras estão Renova, Casa dos Ventos, Chesf e CEA. No acumulado do ano, a Bahia encerra 2013 com 1.651,6 MW contratados, cerca de um terço do volume total no país.

Hoje, o estado tem cerca de 3.250 MW vendidos nos leilões, distribuídos em 132 projetos. “Estamos apenas há pouco mais de 50 MW do Rio Grande do Norte, que detém a primeira posição em capacidade instalada. Além disso, estamos com quase o dobro do Rio Grande do Sul, terceiro colocado em projetos de energia eólica no país”, disse o superintendente de Indústria e Mineração da SICM, Rafael Valverde.

Com este resultado, como explicou Valverde, a Bahia se transformou no único estado a ter comercializado energia em todos os leilões com contratações realizadas para a fonte eólica.

Fonte: Redação / Agecom

OUTRAS NOTÍCIAS