Tempo - Tutiempo.net

Bahia obtém licença para produzir vanádio

Portaria publicada na edição desta quinta-feira (16) do Diário Oficial da União (DOU), concede à Bahia Mineração (Bamin) direito para lavrar minério de ferro nos municípios de Pindaí e Caetité, no semiárido baiano, dois dias após a canadense Largo Resources obter também a licença para produzir 700 mil toneladas de vanádio em Maracás, no sudoeste do estado. As licenças foram expedidas pelo Ministério de Minas e Energia e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), depois de gestões realizadas pelo governador Jaques Wagner junto à presidenta Dilma Roussef.
O Projeto Pedra de Ferro, da Bahia Mineração, com investimentos de R$ 3,5 bilhões, tem previsão de exportar 20 milhões de toneladas/ano de minério de ferro. Com o empreendimento, a Bahia se tornará o terceiro estado brasileiro com a maior produção do minério de ferro, com reservas já aferidas de 450 milhões de toneladas, que tem o crescimento da demanda acompanhando o avanço da indústria siderúrgica.
Já a Largo Mineração, primeira mineradora de vanádio – minério utilizado em ligas metálicas de alta resistência – das Américas, está investindo aproximadamente R$ 500 milhões em sua mina baiana, que possui o melhor vanádio do mundo e colocará o Brasil no ranking dos grandes produtores mundiais, ao lado da África do Sul, Rússia e China. A mina de Maracás começa a produzir 5,1 toneladas em novembro deste ano.

Fonte: Redação / Agecom

OUTRAS NOTÍCIAS