Tempo - Tutiempo.net

Bahia recebe mais quatro venezuelanos.

Em outubro de 2018, 30 venezuelanos foram levados e Roraima para a Bahia. — Foto: Giana Mattiazzi/TV Bahia

Quatro venezuelanos, entre eles uma criança de 8 anos, desembarcaram na Bahia, na tarde desta sexta-feira (15), durante novo processo de interiorização dos imigrantes — ação da Operação Acolhida, do Governo Federal em parceria entidades humanitárias.

Os estrangeiros, um homem, duas mulheres e a criança, que estavam abrigados em Boa Vista (RR), viajaram para Salvador em um voo comercial e, depois, foram levados para a cidade de Feira de Santana, a 100 km de Salvador, onde vão morar. A viagem da capital para Feira ocorreu em um carro de passeio.
Em Feira, eles ficarão abrigados em uma instituição religiosa de jesuítas.
Nessa etapa do processo de interiorização, o governo federal informou que um total de 364 venezuelanos seriam transferidos de Roraima para 14 municípios em diversos estados do país.
Além dos quatro levados para Feira de Santana, 230 seriam encaminhados para Araçariguama (SP), Brasília (DF), Caicó (RN), Conde (PB), Cuiabá (MT), Goioerê (PR), Guarulhos (SP), Igarassu (PE), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Outros 130 venezuelanos devem ser levados para Dourados (MS).
O governo federal informou que, após essa etapa, Brasil atinge o número de mais de 5 mil venezuelanos integrados à sociedade brasileira.

Interiorização

No final de outubro de 2018, outros 30 venezuelanos foram levados e Roraima para a Bahia. Na ocasião, 25 foram para Alagoinhas e 5 para Salvador.
A interiorização, criada para lidar com o intenso fluxo de venezuelanos que cruzam a fronteira de Pacaraima, ao Norte de Roraima, busca ajudar os solicitantes de refúgio e de residência a encontrar melhores condições de vida em outros estados brasileiros.
Todos os envolvidos aceitam, voluntariamente, participar do programa e são vacinados, submetidos a exames de saúde e regularizados no Brasil – inclusive com CPF e carteira de trabalho.
A iniciativa conta com apoio da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), da Agência da ONU para as Migrações (OIM), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Para aderir à interiorização, o Acnur identifica os venezuelanos interessados em participar e cruza informações com as vagas disponíveis nos destinos. A agência assegura que os indivíduos estejam devidamente documentados e providencia melhorias de infraestrutura nos locais de acolhida.
A OIM atua na orientação e informação prévia ao embarque, garantindo que as pessoas possam tomar uma decisão informada e consentida, sempre de forma voluntária, além de realizar o acompanhamento durante todo o transporte.

G1 BA

OUTRAS NOTÍCIAS