Tempo - Tutiempo.net

Caravana atende mais de 2,6 mil pessoas em Porto Seguro

Ações do Estado em Porto Seguro

Mais de 1,2 mil pessoas participaram da Caravana da Justiça Social, em Porto Seguro, no sul da Bahia na sexta-feira (19). O dia de encerramento da ação realizada durante toda a semana no município foi marcado pelo Mutirão Social do Pacto pela Vida, na Casa do Trabalhador, no bairro do Baianão, articulando diversos órgãos para levar serviços de documentação civil grátis, Defensoria Pública, Passe Livre Intermunicipal, Procon, entre outros.

Na área de saúde, foram realizados atendimentos do Odontomóvel e do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O saldo total da Caravana foi de mais de 2,6 mil participantes do território de identidade Costa do Descobrimento.

Durante toda a manhã e início da tarde de sexta, o Mutirão Social realizou 230 agendamentos para confecção gratuita de carteira de identidade, mais de 200 certidões de casamento e nascimento, 61 carteiras de trabalho e 58 atendimentos do Passe Livre Intermunicipal.

A Defensoria Pública realizou 50 atendimentos, o Procon, 230, e o posto móvel da Coelba, 30. Também aconteceram palestras da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros de Porto Seguro.

“Já estamos na sétima edição da Caravana e a ação vem se consolidando como uma prestação de serviço eficiente para a população de maior vulnerabilidade na Bahia.

Passamos uma semana realizando atividades da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social [SJDHDS] aqui no município, com o assessoramento da Assistência Social, a capacitação dos Conselheiros Tutelares e o Diálogos com a Juventude.

O Governo do Estado se faz presente na vida das comunidades, prestando serviços e articulando outros entes comprometidos com a garantia dos direitos”, disse o secretário Geraldo Reis.

O Procon-BA, também presente na Caravana, levou orientação sobre os direitos do consumidor. “É muito importante participarmos da Caravana, porque muitos municípios não têm o Procon municipal. Aqui em Porto Seguro está sendo feito o convênio para instalação de uma unidade e na quinta-feira fizemos a visita técnica ao local onde futuramente será instalado o serviço”, contou André Santana, técnico do Procon-BA.

No âmbito da Defensoria Pública, foram prestados atendimentos jurídicos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Esses momentos de mutirão são muito importantes porque permitem que muitas pessoas cheguem até nós de uma forma mais célere, busquem uma orientação e sejam encaminhadas. Então, é levar a Defensoria até o cidadão”, disse a defensora Priscila Silva, da Vara de Família e Registros Públicos de Porto Seguro.

Questões como pensão alimentícia, guarda, divórcio, retificação de registro e informação sobre o projeto Pai Responsável, que realiza exames de DNA, foram as principais demandas atendidas.

O Corpo de Bombeiros de Porto Seguro trabalhou com a prevenção de acidentes domésticos, fazendo demonstrações de como apagar incêndio em botijão de gás, como usar a panela de pressão, primeiros socorros, como lidar com engasgamentos e outros.

O Corpo de Bombeiros também divulgou o número do telefone de emergência, 193. Já a Policia Rodoviária Federal (PRF) falou sobre educação e prevenção de acidentes no trânsito.

“Estimamos que passaram por aqui hoje entre 1,2 a 1,4 mil pessoas, entre acompanhantes, pessoas pedindo informações sobre os serviços, curiosos que assistiram palestras, pessoas procurando empregos, os atendimentos no CRAS para Bolsa família, BPC, Passe Livre etc.

Foi um dos maiores eventos da Caravana da Justiça Social em termos quantitativos”, disse a técnica da SJDHDS responsável pelo controle da entrada de pessoal e encaminhamento aos serviços, Gorette Depine.

“A Caravana facilitou minha vida oferecendo o exame de mamografia. Normalmente teria que esperar vários meses entre marcar e fazer. Nesse serviço, não esperei nem 30 minutos.

Fui atendida logo, preenchi uma ficha e em poucos minutos já estavam me chamando para fazer o exame. Agora é só esperar alguns dias, para receber o exame no posto de saúde”, destaca Aurea Queiroz, 64, ao falar da agilidade e praticidade do exame de mamografia.

Áurea foi uma das 350 mulheres beneficiadas pela Caravana da Justiça, com o exame de Mamografia com Rastreamento do Câncer de Mama. O exame faz parte do programa Saúde Sem Fronteiras – Rastreamento do Câncer de Mama, da Secretaria de Saúde (Sesab), uma parceira na Caravana.

O exame, que é realizado em mulheres de 50 a 69 anos, tem o objetivo de prevenir, diagnosticar e tratar.

A técnica da Diretoria de Projetos Estratégicos da Sesab, Cleia Soares, explicou que “o programa inclui a primeira fase, que é a mamografia; a segunda fase, que são os exames complementares, que pode ser a ultrassonografia, a punção com biopsia e outros; e após os resultados vem a terceira fase, com o encaminhamento das mulheres para o tratamento. Ou seja, a gente faz a prevenção, o diagnóstico e o tratamento”.

A estrutura móvel inclui o mamógrafo digital, o que permite trabalhar a imagem ainda durante o exame para facilitar a precisão do laudo. Após a Caravana, o Programa de Rastreamento segue para os municípios de Trancoso e Arraial D’Ajuda.

As mulheres de Trancoso poderão acessar o serviço no período de 22 a 24 de agosto, enquanto em Arraial, o atendimento acontecerá nos dias 25 e 26.

Extração, obturação, limpeza, canal, restauração e pequenas cirurgias foram alguns serviços ofertados pelo Odontomóvel, durante o atendimento na Caravana da Justiça Social, em Porto Seguro.

Cerca de 650 pessoas foram atendidas gratuitamente por meio da parceria entre a SJDHDS e a Sesab.

A dona de casa Liliane Regis, moradora de Porto Seguro, sabe bem a importância dessa iniciativa. Desempregada e mãe de cinco filhos, ela aproveitou a oportunidade para cuidar da saúde bucal de duas filhas, que já estavam na fila de espera.

“Estava tentando levar minhas filhas para fazer extração de dente há três meses, mas não estava achando vaga. Com a vinda do Odontomóvel, conseguir resolver o problema. Eu gostei muito do atendimento”.

Para acessar o atendimento, a única exigência é que o interessado compareça à unidade móvel com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento, que pode ser, inclusive, a Certidão de Nascimento.

No local, o público ainda pode aferir a pressão arterial, assistir a palestras sobre saúde bucal e receber kits de higiene pessoal.

Para o coordenador do Odontomóvel, Adriano Castilhano, “é muito gratificante devolver o sorriso para uma população carente, que tem dificuldade para acessar serviços básicos de saúde bucal”.

Ascom/SJDHDS

OUTRAS NOTÍCIAS