Tempo - Tutiempo.net

Chuvas ampliam as inundações no interior da Bahia

Registro do estrago provocado pelas chuvas em Porto Seguro, em dezembro de 2021

Com as fortes chuvas que vêm atingindo o interior da Bahia desde a última quinta-feira (23), várias cidades da região voltaram a registrar alagamentos e interdições.

Além disso, o volume de feridos subiu para 286 e a população atingida pelas consequências dos temporais no interior do Bahia atinge 378.286. Desse total, 17 morreram. Portanto, segundo a Sudec, as pessoas estão entendendo a necessidade de sair de duas habitações que estão em áreas de risco e procurarem abrigos.

As enchentes que atingem o sul baiano desde meados de dezembro— e que também foram registradas no norte de Minas Gerais — foram provocadas por um ciclone extratropical formado na costa sul do país —o volume de chuvas chegou a 450 mm em Itamaraju.

Na capital baiana também choveu acima do esperado ontem (24). Até amanhã (26) a previsão é de chuvas significativas , com risco para alagamentos e deslizamentos de terra. As temperaturas deverão variar entre 23°C (mínima) e 28°C (máxima).

Na segunda-feira (27) a chuva perde a força, mas o fim de ano será marcado por chuvas intensas acompanhadas por trovoadas ocasionadas pela passagem de uma frente fria somada a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) (sistema Meteorológico do verão, responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa).

Em cidades menores do interior da Bahia, entre as quais Medeiros Neto, Conceição do Jacuípe e Feira de Santana, houve registros de inundações e as prefeituras trabalham no escoamento das águas com maquinários para evitar o acúmulo de água e mais acidentes, entre os quais desmoronamentos.

Com informações da Defesa Civil

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS