Tempo - Tutiempo.net

Colegiado analisará representação contra Lúcio Vieira Lima

Partidos pedem a cassação do deputado Lúcio Vieira Lima

A representação contra o deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB-BA) deve ser a primeira analisada neste ano no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados. Protocolada dia 7 de dezembro do ano passado pelos partidos PSOL e Rede Sustentabilidade, até a última sexta-feira, 9, aguardava despacho da presidência da Casa para ser encaminhada ao colegiado.

Os partidos pedem a cassação do deputado pelos supostos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e peculato. Ao fazer o protocolo da representação, o atual líder do PSOL, o deputado federal Ivan Valente (RJ), afirmou esperar celeridade do processo e um desfecho igual ao do processo contra o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que teve o mandato cassado por 450 votos contra 10 depois de um processo que durou cerca de 10 meses.

O pedido passou pela análise formal da assessoria jurídica e terá o mérito discutido no conselho. Assim que chegar a representação, o presidente, deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), convoca reunião para instaurar o processo e faz um sorteio entre os membros para escolher o relator, a quem caberá decidir pelo arquivamento ou admissibilidade, num prazo de 10 dias úteis.

Juliana Dias

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS