Tempo - Tutiempo.net

Conder inicia recuperação da fachada de imóvel do século XIX no Centro Histórico

REFORMA FACHADA PRÉDIO SÉCULO XIX

Um imóvel histórico do século XIX, no Centro Histórico de Salvador, em fase de recuperação pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), terá a originalidade da fachada totalmente preservada.

Localizado na Rua 28 de Setembro, antiga Rua do Tijolo, a edificação será utilizada para abrigar seis famílias de antigos moradores da região.

O trabalho segue a orientação do professor Mário Mendonça de Oliveira, especialista com mais de 40 anos de experiência em conservação e restauro de monumentos.

“Estamos recuperando internamente o imóvel, que se encontrava em ruína, para a construção de seis novas unidades habitacionais, destinadas aos antigos moradores da região”, explica o engenheiro Fernando Brandão, da Conder.

A fachada do imóvel, que integra a área tombada pela Unesco, encontrava-se escorada.

Com a orientação técnica do consultor e apoio da equipe de estudantes da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), será feita a preservação e estabilização da parede externa que faz parte do conjunto arquitetônico da antiga Rua do Tijolo.

“É uma iniciativa importante para a preservação da memória da cidade. Quem não entende de patrimônio histórico, derruba. A recuperação da fachada evita também prováveis acidentes que possam ocorrer devido à degradação do edifício”, explica o professor Mário Mendonça.

Os elementos arquitetônicos presentes na área externa do imóvel também serão restaurados. São detalhes decorativos originais, como pinhas e pináculos, que serão recuperados para recompor a fachada.

Ascom/Conder

OUTRAS NOTÍCIAS