Tempo - Tutiempo.net

DELATOR DIZ QUE GEDDEL RECEBEU PROPINA POR OBRA DA ODEBRECHT EM SALVADOR

GEDDEL RECEBEU PROPINA POR OBRA DA ODEBRECHT EM SALVADOR, DIZ DELATOR

João Pacífico, um dos delatores da Odebrecht na Operação Lava Jato, disse que o ex-ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo/Michel Temer) recebeu propina sobre um contrato de 1987 para obras do Transporte Moderno de Salvador (TMS).

As informações são de reportagem de Julia Affonso, Luiz Vasallo e Fausto Macedo no Estado de S.Paulo.

“Pacífico relatou à Lava Jato que, em 1987, a Construtora Norberto Odebrecht firmou com a Superintendência de Urbanização da Capital (Surcap), atual Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), autarquia vinculada à Prefeitura de Salvador, o contrato nº 018/87 para construção do Transporte Moderno de Salvador.As obras, relatou, serviriam para reduzir os congestionamentos e a melhorar o tráfego dos ônibus na capital baiana.

O delator narrou que ‘eram frequentes os atrasos nos pagamentos pela Surcap dos valores devidos à Construtora Norberto Odebrecht, que tinha dificuldade em receber seus créditos’.

O cenário, segundo João Pacífico, mudou ‘em função de uma alteração do contexto político que envolvia a Prefeitura de Salvador’ em 2007.A mudança, disse, permitiu a Geddel que passasse a exercer ‘forte influência no governo municipal’.

Após o contato com Geddel, então ministro, narrou João Pacífico, ‘houve melhora significativa no fluxo de pagamentos referentes à obra’. O contrato da TMS, segundo o delator, ‘previa a construção de corredores de ônibus em diversas vias importantes da cidade, estações de transbordo, pátios de estacionamento e oficinas, envolvendo obras de arte, terraplenagem, drenagem, urbanização, contenção, entre outras’.

O delator afirmou que ‘diante da proximidade das eleições’ Cláudio Melo Filho ‘solicitou, a pedido de Geddel, uma contribuição para o PMDB da Bahia, com o objetivo de ajudar os candidatos do partido no Estado.

Leonardo Attuch

 

OUTRAS NOTÍCIAS