Tempo - Tutiempo.net

Deputado José de Arimateia incentiva a tomada de Consciência na Proteção dos Animais

Integrantes do Fórum

O Fórum de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais aconteceu na tarde de quinta-feira, 6 de outubro, no Plenarinho da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

O evento foi promovido pelo deputado estadual José de Arimateia (PRB) em cumprimento à Lei 13.472/2016, de autoria do parlamentar, que cria a Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais.

O deputado afirmou que é pela conscientização  de todos que o exercício do respeito aos direitos dos animais será exercido.

“O Poder Público tem um papel fundamental. Esperamos que, no próximo ano, ele possa também nos ajudar, tanto no âmbito estadual quanto no municipal, pois ambos têm o dever de levar ao povo essa conscientização”, solicitou Arimateia.

Com grande vivência no resgate de animais abandonados nas ruas de Salvador, Patruska Barreiro, Presidente do Instituto Patruska Barreiro, revelou o problema da indefinição de competências entre órgãos estaduais e municipais.

Ao resgatar um cavalo que caiu numa vala e morreu por falta de socorro, mesmo após muitas solicitações, ela recebeu resposta de que o animal só seria retirado caso estivesse em via pública, atrapalhando o trânsito. “Não se pensa na vida do animal”, lamentou.

Ao falar sobre maus tratos, a médica veterinária do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) Fernanda Libório relatou que os casos mais comuns em animais silvestres são provenientes do tráfico.

Assim como eles, os animais domésticos também sofrem, a exemplo dos cavalos, que movimentam grandes volumes financeiros, inclusive em vaquejadas, onde há claros maus tratos, segundo o professor da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia, Domingos Cachineiro.

A Coordenadora da ONG Célula Mãe, Janaína Rios, alertou para outro grande problema, o controle de natalidade da população animal de rua.

“Ainda não foi feita nenhuma política pública eficaz e efetiva de controle da reprodução”, reclamou. Para amenizar a situação, em parceria com a ONG, o deputado José de Arimateia realizou no sábado, (8) uma feira de adoção de cães e gatos no Parque da Cidade.

A ação faz parte da Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais.

Assessoria

OUTRAS NOTÍCIAS