Detran suspende portaria que obriga inspeção veicular

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

Para atender aos condutores profissionais do interior do estado da Bahia, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) decidiu suspender, nesta sexta-feira (8), a Portaria 2044/12 que previa a obrigatoriedade da inspeção veicular, desde o dia 27 de fevereiro deste ano.

Além do custo, motoristas de caminhão, táxi, veículos escolares e mototáxis de municípios baianos teriam que se deslocar para as cidades que possuem Instituição Técnica Licenciada (ITL), responsável pela verificação das máquinas automotoras. Existem, atualmente, ITL’s nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Simões Filho, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas.

De acordo com o diretor-geral do órgão, Maurício Botelho, “a intenção é facilitar a realização do procedimento obrigatório no estado, sem que haja prejuízos para a classe, desde os custos com a inspeção até a necessidade de deslocamento para uma dessas cidades, o que acarretaria em um grande transtorno”. As ITL’s são credenciadas pelo Denatran.

A inspeção busca reduzir a quantidade de poluentes emitidos pelos veículos nas cidades. Os técnicos verificam se o motor está regulado, se há emissão visível de fumaça, vazamentos aparentes ou alteração no sistema de escapamento e medem os níveis de ruído e de emissão de monóxido de carbono e hidrocarbonetos, os dois principais poluentes emitidos pelos carros.

 

Fonte: Agecom

OUTRAS NOTÍCIAS