Tempo - Tutiempo.net

Encontro de mulheres rurais abre programação da maior feira de agricultura do país

Com o tema Mulher Rural, começou, neste sábado (24), a 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, maior feira de agricultura familiar do Brasil, no Parque de Exposições de Salvador, em paralelo à 31ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro).

Abrindo a programação técnica do evento, será realizado, neste domingo (26), o III Encontro Estadual de Mulheres Rurais.

A previsão é que participem cerca de 200 mulheres agricultoras familiares, assentadas, marisqueiras, quilombolas, indígenas, beneficiárias de créditos rurais, ribeirinhas, representantes de organizações sociais e políticas e de diversas entidades do setor de todos os Territórios de Identidade da Bahia.

O encontro contará com discussões temáticas distribuídas em plenárias, sessões, debates e rodas de conversas, intercaladas com místicas de abertura e acolhimento, oficinas artísticas e territoriais, além de apresentações culturais, contemplando poesia, música, artesanato e literatura.

Entre os destaques estão as Oficinas de bordado a linha, com Elisa Borges do projeto Linhas do Horizonte de Minas Gerais, e a Meu Turbante, Minha Resistência!.

O objetivo é contribuir com a integração das mulheres rurais, refletir sobre a Assistência Técnica Rural (ATER) e suas relações com as unidades produtivas familiares e os avanços econômicos das mulheres rurais, além de promover intercâmbios e dar visibilidade as diversas iniciativas de grupos de mulheres rurais e divulgar experiências de resistência e de autonomia de mulheres e dos avanços das organizações envolvidas.

A 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária segue até o próximo domingo (2) e traz 270 empreendimentos, entre cooperativas e associações dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, que comercializarão mais de dois mil produtos nos “Armazéns da Agricultura Familiar”.

A iniciativa é do governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS