Tempo - Tutiempo.net

Escolas têm até sexta-feira para aderir a projetos de saúde e ações socioambientais

Escola saúde socioambiental

As escolas da rede estadual de ensino têm prazo, até a próxima sexta-feira (20), para aderir aos projetos estruturantes ‘Juventude em Ação’ e ‘Saúde na Escola’.

As iniciativas visam promover o protagonismo juvenil por meio de metodologias participativas e democráticas, voltadas ao debate de questões socioambientais e qualidade de vida, com toda a comunidade escolar e do entorno. Para fazer a adesão basta acessar o Portal da Educação.

De acordo com informações da Secretaria da Educação do Estado, as duas ações podem ser desenvolvidas em conjunto e inseridas no Projeto Político Pedagógico das unidades escolares.

O objetivo é a formação integral dos alunos, através de práticas pedagógicas “que possibilitam a mobilização, capacitação e interesse dos estudantes em participar das ações a serem desenvolvidas, durante todo o ano letivo, a exemplo de palestras, oficinas, rodas de conversa e seminários”, explica a técnica pedagógica da Coordenação de Educação Ambiental e Saúde, da Secretaria da Educação, Liv Ferreira de Lima.

O projeto ‘Juventude em Ação’ contempla iniciativas como a criação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vidas), que irá trabalhar questões socioambientais locais, regionais e globais, além de fazer divulgação, na escola e na comunidade, em palestras, seminários, entre outras atividades, com os diversos segmentos.

O ‘Saúde na Escola’ visa dotar crianças, jovens e adultos de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a tomar decisões adequadas ao seu bem-estar físico, social e mental.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS