Tempo - Tutiempo.net

ESTADO REAFIRMA PORTO SUL E FIOL COMO PRIORIDADES

O secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, representou o governo do Estado em audiência na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), organizada pela Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) e do Porto Sul, ontem (13), e reafirmou o compromisso da gestão em priorizar a conclusão do porto e da ferrovia, além de sanar possíveis dúvidas e responder aos questionamentos dos deputados estaduais.

 

Dauster falou sobre a proposta do governo à Valec – empresa responsável pela execução das obras – para um novo traçado da Fiol, ao Ministério Público e à Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT.

 

Ela prevê que a Ferrovia, antes pensada para seguir da Bahia até a cidade de Figueirópolis, no Tocantins, faça entroncamento com a Ferrovia Norte Sul (FNS) em Campinorte, no estado de Goiás.

 

O andamento das obras, que já receberam investimento de R$ 2.2 bilhões, também foi tratado no encontro.

 

Os lotes 1 a 4 da Ferrovia têm previsão de serem concluídos no segundo semestre de 2016. Os demais lotes seguem em andamento com previsão de conclusão para 2017.

 

Com relação ao Porto Sul, o secretário ratificou a confiança na execução e viabilidade do empreendimento e destacou a inclusão de novas tecnologias, que implicam em alterações no projeto inicial.

 

“Estou confiante sobre a construção do Porto Sul e acredito que, até o final de 2018, estaremos exportando carga por lá. Vamos contar com uma nova tecnologia de quebra-mar, com caixões pré-moldados, elaborados em diques flutuantes. Este modelo é o mais usado em portos offshore no mundo e vai acelerar enormemente a instalação do nosso quebra-mar”.

Fonte: SECOM/BAHIA

OUTRAS NOTÍCIAS