Tempo - Tutiempo.net

Fábrica de óleo de mamona será instalada em Lapão

Fábrica óleo de mamona na Bahia

A Indústria e Comércio de Óleo de Mamona (OLMA) vai instalar uma unidade voltada para a fabricação de óleo e torta de mamona no município do Lapão, no centro norte da Bahia.

O protocolo de intenções que formaliza o início das tratativas para instalação da unidade foi assinado pelo secretário da Agricultura, Vítor Bonfim, com a empresa na quinta-feira (25).

A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado com a OLMA, por meio das secretarias da Agricultura (Seagri), de Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Fazenda (Sefaz), através do Desenvolve, com a concessão de incentivos fiscais, como o adiamento do prazo de pagamento de parte dos impostos e do ICMS nas aquisições de bens e equipamentos.

“Nossa intenção é fomentar a agroindustrialização, agregando valor ao produto final, com o objetivo de ampliar a geração de emprego e renda e reduzir as desigualdades regionais e sociais do estado, sendo, portanto, fundamental estimular novos investimentos. A unidade industrial deverá proporcionar um incremento na base produtiva regional, resultando no desenvolvimento não só do município de Lapão, mas de todo o Território de Identidade de Irecê”, afirmou o secretário.

Com investimentos de R$ 10 milhões, a unidade terá capacidade de produção de mil toneladas por mês. Haverá ainda um trabalho voltado ao treinamento e a capacitação de mão de obra especializada, prioritariamente local, a ser aproveitada no processo fabril.

“Vamos aderir ao Programa Estadual de Incentivo à Concessão de Estágio e Primeira Experiência Profissional, direcionado a estudantes e egressos da Rede Estadual de Educação Profissional e a jovens e adolescentes qualificados por programas do Governo do Estado”, disse o diretor da OLMA, Jan Christoph Brockhausen.

Fonte: Ascom/Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri)

OUTRAS NOTÍCIAS