Tempo - Tutiempo.net

Flipelô impulsiona turismo cultural na Bahia

Flipelô impulsiona Cultura

Para estimular atividades turísticas na área cultural, no Centro Histórico de Salvador, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) está entre as instituições públicas que apoiam a Feira Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô).

O evento acontece desta quarta-feira (17) até domingo (21), na Fundação Casa de Jorge Amado e outros espaços do sítio arquitetônico, de forma presencial e on-line, envolvendo adultos e crianças. Este ano, a feira homenageia o escritor Graciliano Ramos.

Na programação, lançamentos de livros, oficinas, exposições, teatro, artesanato, debates e gastronomia, além de atrações musicais, como a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) e os cantores Jau e Margareth Menezes. O acesso é gratuito.

A relação completa das atividades está disponível no site www.flipelo.com.br.

Para o secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, “é um orgulho ter essa parceria com a Flipelô, um evento transversal que tem reflexos na arte, no turismo e negócios, sendo o período que registra o maior número de visitantes em espaços culturais do Pelourinho”.

Quem estiver participando da feira também poderá conhecer o projeto Capoeira do Forte, desenvolvido pela Setur-BA e pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), no Forte de Santo Antônio Além do Carmo.

A contemplação do pôr do sol na Baía de Todos-os-Santos e apresentações gratuitas de capoeira e samba de roda fazem parte da programação. Informações sobre outros atrativos na região são oferecidas no Posto de Atendimento ao Turista (SAT), que funciona no Terreiro de Jesus.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS

Criadores de diversas partes do Brasil participaram da 21ª Bahia Expo, exposição agropecuária especializada em cavalo mangalarga marchador, considerada a maior do Nordeste. O evento reuniu 100 produtores e público de quatro mil pessoas, no Parque de Exposições de Salvador, de 10 a 13 de abril, com R$ 4 milhões em negócios. A iniciativa teve o apoio do Governo do Estado, por meios das secretarias da Agricultura (Seagri) e Turismo (Setur-BA), para movimentar a economia e atividades turísticas. “Fomentamos o turismo de negócios, pois recebemos expositores do interior da Bahia e de outros estados, com suas famílias. Eles buscam hotéis, bares e restaurantes do entorno do evento e ainda aproveitam o tempo para visitar atrativos turísticos”, ressaltou o presidente da Associação dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador da Bahia (ACCMMB), Saulo Farias. “Frequento essa exposição há 20 anos. Adoro a gastronomia baiana”, disse o empresário pernambucano e criador de cavalos, Gustavo Monteiro, 47 anos, que incluiu na programação um passeio de barco pela zona turística Baía de Todos-os-Santos. “O Parque de Exposições de Salvador é referência no Nordeste. Aproveitei para tomar banho de mar no Porto da Barra, que é uma higiene mental para mim”, completou o agropecuarista sergipano José Geraldo Dórea, 64 anos. Litoral Ilhéus, na zona turística Costa do Cacau, sediou, no último fim de semana, o II Seminário de Meliponicultura da Mata Atlântica do Sul da Bahia, especializado na criação de abelhas sem ferrão, para a produção de mel. Com apoio da Setur-BA, o evento, realizado na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), recebeu produtores de mel de todo o Brasil. Na programação, palestras, oficinas e concursos. Ainda no fim de semana, a praia de Itacimirim, em Camaçari, na zona turística Costa dos Coqueiros, recebeu a segunda etapa do projeto “Conscientização nas Praias Baianas”, com a limpeza do espaço ocupado por banhistas e oficinas de reciclagem de materiais. Moradores e visitantes participaram das atividades de preservação ambiental, que integram as ações da secretaria para promover o turismo sustentável.