Tempo - Tutiempo.net

Governador e primeira-dama prestigiam show em prol do Martagão

Rui Costa, Ivete Sangalo e Carol Garcia
Rui Costa, Ivete Sangalo e Carol G

Motivadas pelo talento e generosidade de um conjunto de artistas baianos, cerca de 25 mil pessoas abraçaram a campanha em prol do Hospital Martagão Gesteira e compareceram à Arena Fonte Nova, na noite desta sexta-feira (18), para assistir ao show beneficente da cantora Ivete Sangalo e Orquestra Juvenil da Bahia, que faz parte do programa Neojiba.

O espetáculo inédito e exclusivo, que homenageou os 50 anos de carreira de Caetano Veloso e Gilberto Gil, teve a participação de convidados como os artistas Carlinhos Brown, Claudia Leitte e Preta Gil.

Idealizado pela primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Aline Peixoto, o espetáculo terá a renda revertida para a reforma do hospital, que há mais de 50 anos realiza procedimentos de alta complexidade em crianças de 0 a 15 anos. “Acreditamos ter atingido a nossa meta de público e arrecadação.

Estou muito feliz de ver a maneira como a população abraçou a causa”, afirmou a primeira-dama.

Para o governador Rui Costa, que também marcou presença na Arena Fonte Nova, o evento refletiu bem mais do que a arrecadação para requalificar o Martagão Gesteira.

“Poder ajudar o hospital é muito importante, e esse evento mostrou que as pessoas podem ser mais participativas na sociedade. Isso pode influenciar inclusive na paz. Ninguém quer fazer mal a quem cuida de você”.

Gratidão ao hospital

Apesar da excelência no atendimento à população infantil, a unidade de referência em oncologia infantil, na Bahia, está com infraestrutura precária e algumas áreas desativadas. “O hospital foi construído há muitos anos e na época era o que tinha de mais moderno.

Hoje precisamos do apoio da população para adequar o Martagão às necessidades atuais. Vamos modernizar as enfermarias e ampliar os leitos de oncologia”, afirma o presidente da Liga Álvaro Bahia, Durval Olivieri.

A situação comoveu a comerciante Eneida Mota. Quando tinha 13 anos, ela foi submetida a uma cirurgia de apêndice. Hoje, aos 52, retribui os cuidados que recebeu.

“Minha vinda ao show foi principalmente por gratidão ao hospital. Quando mais precisei pude contar com os serviços oferecidos por ele. Agora que ele precisa estou aqui”.

O show reafirmou a capacidade da arena multiuso de realizar eventos artísticos e culturais de grande porte. Pessoas de todas as idades assistiram as apresentações de forma confortável e com segurança.

“Foi o lugar ideal para receber o evento. Tem espaço de sobra, a acústica é boa. Gosto muito dos eventos na Arena, seja jogo de futebol ou shows”, disse o estudante Leandro Almeida.

Sem fins lucrativos 

Administrado pela instituição filantrópica Liga Álvaro Bahia, o Hospital Martagão Gesteira, sem fins lucrativos, realiza por ano quase 58 mil atendimentos especializados, mais de sete mil internações, cerca de 5.700 cirurgias, além de 30 mil diagnósticos.

Mais de mil colaboradores oferecem suporte integral para o cuidado físico, psíquico e social das crianças.

A infraestrutura antiga tem brinquedoteca, biblioteca, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e laboratórios. O Martagão Gesteira é uma das principais referências em oncologia infantil do estado.

                                                                                                                                                                     Leonardo Martins

OUTRAS NOTÍCIAS