Tempo - Tutiempo.net

Governo da Bahia assina acordo com a Rússia e pretende testar vacina Sputnik V

Governador Rui Costa, vacina Russa será utilizada na Bahia

A vacina Sputnik V, a primeira do mundo contra o novo coronavírus a ser registrada oficialmente, poderá ser testada no Brasil, através de um acordo oficializado nesta terça-feira (8) entre Moscou e o governo estadual da Bahia.

A Secretaria de Saúde baiana teria negociado diretamente com Moscou para chegar a um acordo de confidencialidade, que permitirá o acesso a dados científicos da vacina desenvolvida pelo Centro Gamaleya, e que já está na terceira fase de testes clínicos.

Resentantes tanto do governo de Rui Costa quanto de Vladimir Putin afirmam que o objetivo é realizar um estudo no Brasil para analisar a ação da vacina em uma população com formação étnica diferente da russa.

A Sputnik V teve os resultados da primeira e da segunda fases de testes clínicos publicados pela revista especializada The Lancet, e esta mostra que houve eficácia de 100% – ou seja, todos os testados desenvolveram imunidade.

O governo da Bahia também espera, em breve, avançar com o acordo para conseguir a realização de exames clínicos com a Sputnik V com voluntários locais.

Para isso, também solicitará autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e da Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa).

Victor Farinelli

OUTRAS NOTÍCIAS