Tempo - Tutiempo.net

Governo da Bahia e Nebraska ampliam debate sobre gestão dos recursos hídricos

RECURSOS HÍDRICOS NOVAS TECNOLOGIAS PARA GESTÃO

Termina nesta sexta-feira (3) a agenda do secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira, em Lincoln – Nebraska, EUA.

Ao lado dos secretários de Agricultura (Seagri), Lucas Costa, e de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), Leonardo Góes, o secretário João Carlos realizou na quinta-feira (2) uma visita técnica às instalações da fazenda experimental e centro de extensão da Universidade do Nebraska.

A comitiva baiana conheceu o histórico da fazenda experimental e as ações de pesquisa e transferência de tecnologia.

Na área de recursos hídricos foi implementada no Nebraska uma ampla rede de assistência técnica com unidades de demonstração em propriedades rurais espalhadas por todo o estado.

O intuito da viagem, iniciada no último dia 29 de abril, foi conhecer o sistema de monitoramento e gestão dos recursos hídricos do estado que é referência nessa área no mundo.

O Nebraska é o estado com a maior área irrigada nos EUA. Cerca de 85% dos 3,5 milhões de hectáres irrigados são abastecidos por águas subterrâneas bombeados do aquífero Ogallala, em mais de 100 mil poços.

A gestão das águas subterrâneas é realizada por 23 Distritos de Recursos Naturais (NRDs) formados por representantes da comunidade.

Durante essa semana, também foi realizado o Water For Food Global Conference 2019, com a participação de pesquisadores e entidades de referências no mundo em estudos de recursos hídricos.

Durante o evento, foi apresentado o Estudo do Potencial Hídrico da Região Oeste da Bahia: quantificação e monitoramento da disponibilidade dos recursos do Aquífero Urucuia e superficiais nas bacias dos rios Corrente e Grande.

O trabalho na Bahia é formado por um conjunto de projetos colaborativos desenvolvidos por pesquisadores e técnicos das Universidades Federais de Viçosa e do Rio de Janeiro, com apoio da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Universidade Federal de Goiás e da Universidade Estadual da Bahia, e foi financiado pela Aiba, contam com recursos do Prodeagro e do CNPq, em acordo de cooperação técnica com secretarias e órgãos do Governo do Estado da Bahia (Seagri, Sema, Inema, SIHS).

Finalizando a agenda, os membros da delegação se reúnem amanhã com a Secretaria de Recursos Naturais do Governo de Nebraska.

Como produto da viagem, eles irão compor um documento para estabelecer parcerias e ações futuras para a gestão dos recursos hídricos.

Além dos secretários do Governo da Bahia, fazem parte da comitiva: Celestino Zanella, presidente da Aiba; Júlio Cézar Busato, presidente da Abapa; Elisa Zanella, produtora rural e associada a Aiba; Rubem Branquinho, produtor rural e associado da Aiba; Aziz Galvão e Everardo Mantovani, professores da Universidade de Viçosa (MG).

Ascom/Secretaria do Meio Ambiente (Sema)

OUTRAS NOTÍCIAS