Tempo - Tutiempo.net

Governo da Bahia quer implementar cursos profissionalizantes nos 417 municípios

Foto: João Breandão

No Encontro com Pré-Candidatos ao Governo do Estado da Bahia, o governador Rui Costa (PT) anunciou uma de suas propostas para a próxima gestão.

O evento, que acontece nesta terça-feira (7), no Hotel Mercure, foi organizado pelas Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) e Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

“Chegaremos ao final do segundo mandato, se assim o povo desejar, a colocar cursos profissionalizantes em todas as cidades da Bahia, A meta é nas 417 cidades”, frisou o governador Rui Costa.

Com esse plano, o governador pede ajuda aos representantes do setor produtivo para montar um “conselho definidor de diretrizes de prioridades de cursos profissionalizantes”.

A ideia, segundo ele, é seguir o modelo vigente na Alemanha.

“O princípio vale, que é o princípio de customizar os custos, direcionando a demanda específica de cada cidade e cada região e não como o Brasil faz hoje.

Fazer muitas formações de muitos cursos, sem nenhuma relação de que o jovem que fez o curso vai conseguir empregabilidade”, analisa.

Rui acrescenta que, com programação e diagnóstico únicos, vai trabalhar para que as escolas estaduais se transformem em “formadoras de mão de obra para as empresas”.

João Brandão / Ailma Teixeira

OUTRAS NOTÍCIAS