Tempo - Tutiempo.net

Hospital do Câncer em Caetité será entregue em novembro

HOSPITAL DO CÂNCER EM CAETITÉ SERÁ ENTREGUE EM NOVEMBRO

O Hospital do Câncer em Caetité será entregue em novembro deste ano. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, em transmissão pelas redes sociais, nesta terça-feira (20).

A unidade, que está com mais de 90% das obras concluídas, irá beneficiar moradores de 48 municípios do sudoeste baiano.

“Uma excelente notícia para a saúde de toda a região. Logo no início de novembro, estaremos em Caetité para fazer a entrega do equipamento e dar início ao funcionamento do hospital.

É uma unidade exclusiva para tratamento do câncer. Já temos uma unidade em Vitória da Conquista, e em breve uma unidade também em Barreiras, para atender a região oeste”, afirmou o governador.

Com 80 leitos, sendo 10 de terapia intensiva (UTI), o hospital está sendo erguido por meio de um convênio assinado entre o Governo do Estado e a Prefeitura, com aporte estadual superior a R$ 2,8 milhões nas obras e R$ 10 milhões em equipamentos.

A unidade estará estruturada para ofertar consultas e exames para acompanhamento, diagnóstico e tratamento.

Além do tratamento cirúrgico, o hospital terá à disposição dos pacientes o serviço de quimioterapia. Também está assegurado o atendimento de urgência e emergência oncológica dos pacientes cadastrados, bem como a oferta de hemoterapia (unidade transfusional).

O hospital disponibilizará ainda exames de imagem, mamografia, tomografia computadorizada, além de exames de ultrassom, laboratoriais e de anatomia patológica.

Rastreamento

Na transmissão, o secretário da saúde (Sesab), Fábio Vilas Boas, destacou que a Bahia é campeã em rastreamento do câncer de mama em todo o Brasil.

“Temos o mais amplo programa de combate ao câncer de mama e de colo de útero do país. Nós criamos as carretas móveis que ficam rodando nas regiões pelo interior do estado, de forma associada com as policlínicas regionais. O Hospital da Mulher, em Salvador, vai ser a primeira unidade de alta complexidade em oncologia dedicada exclusivamente ao câncer da mulher”.

Tácio Santos

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS