Tempo - Tutiempo.net

Licitação para contratar empresa que vai duplicar outro trecho do Anel de Contorno é autorizada

 

Após contato com o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado da Bahia (DNIT/Ba), Amauri Sousa Lima, o deputado Zé Neto anunciou nesta quarta-feira (27), que o DNIT e o Ministério dos Transportes autorizou a licitação para contratação de empresa que vai elaborar o projeto executivo e as obras para a duplicação do Anel de Contorno Oeste da cidade.

 

As obras de duplicação vão contemplar o trecho entre a Cidade Nova e a Pousada da Feira e o Contorno Oeste, da Cidade Nova até a cidade de Serrinha. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo Federal, e também vão permitir a construção de passarelas para pedestres.

 

De acordo com o deputado Zé Neto, a escolha da empresa se dará através do Regime Diferenciado de Contratação (RCD) Integrado para dar mais agilidade ao processo. Conforme exemplificou Zé Neto, o RCD já vem sendo usado com sucesso em intervenções na área de mobilidade urbana e construção de estádios tendo em vista a Copa do Mundo Brasil 2014. A expectativa é que a escolha da empresa aconteça neste semestre e que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre do ano que vem.

 

“Havia um movimento contundente tanto do secretário da Casa Civil, Rui Costa, como do governador Jaques Wagner, em busca dessa resposta. Amauri Sousa me disse que, até o final do mês de dezembro, espera a liberação de uma autorização de contrato especial para fazer o projeto executivo que, infelizmente, não tem até hoje. Ficamos na expectativa de que a Via Bahia, que administra as BRs 324 e 116, poderia tocar as obras, mas essa demanda circulou nos corredores da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), do DNIT e do Ministério dos Transportes por mais de dois anos e agora nós temos que buscar ao máximo recuperar o tempo perdido”, disse o parlamentar ao agradecer ao ministro dos Transportes César Borges, ao secretário Estadual da Infraestrutura Otto Alencar e a presidenta Dilma Rousseff pela atenção que têm dado a mobilidade urbana e a logística na Bahia.

 

Contorno Norte

 

Outra expectativa de Zé Neto é a de que, até o final de dezembro, também sejam dados acenos positivos para a duplicação do Contorno Norte e a viabilização do contorno que sai da Avenida Nóide Cerqueira sentido Salvador. “Neste último caso, já há, inclusive, permissão da Via Bahia para que desapropriações sejam feitas para que o projeto possa ser efetivado e essas intervenções vão melhorar, por demais, o tráfego nestas áreas da cidade. E a própria presidenta Dilma Rousseff disse em sua última vinda a Salvador, durante a inauguração da Via Expressa, que duplicar a BR 116 Norte é uma prioridade para o governo”, observou o líder do governo.

Fonte: Ascom

OUTRAS NOTÍCIAS