Tempo - Tutiempo.net

Lúcio Vieira Lima é indicado do PMDB à vice-presidência da Câmara

Família Vieira Lima

Em nota divulgada na tarde desta quarta-feira (1º), o líder do PMDB da Câmara, Baleia Rossi (SP), confirmou que a legenda vai indicar o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) para disputar o cargo de primeiro vice-presidente da Casa.

Por definição, o bloco liderado pela sigla – composto ainda por PSDB, PP, PR, PSD, PSB, DEM, PRB, PTN, PPS, PHS, PV e PTdoB, com 358 deputados – tem a prerrogativa de fazer as seis primeiras escolhas de cargos da Mesa Direto

Cui Bono?

Lúcio Vieira Lima é irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, afastado do cargo após denúncias feitas pelo também ex-ministro Marcelo Calero.

À época, Calero afirmou que Geddel o pressionou para produzir um parecer técnico ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para favorecer a aprovação de um projeto imobiliário nos arredores de uma área tombada em Salvador – o residencial La Vue, onde Geddel adquiriu uma unidade.

O deputado que concorre à primeira vice-presidência da Câmara chegou a ter pedido de busca e apreensão de mídias e documentos expedido pela Polícia Federal (PF) em janeiro deste ano, quando a Operação Cui Bono? foi deflagrada.

O foco do mandado era o apartamento funcional de Lúcio Vieira Lima.

Entretanto, por ter foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal (STF), o juiz federal responsável pelas apurações não autorizou o pedido da PF.

Já afastado da Secretaria de Governo, Geddel não teve a mesma sorte que o irmão e teve o pedido de busca e apreensão contra ele autorizado.

Distribuição

Em reunião de líderes realizada hoje (quarta, 1º), ficou definido, também, que o PSDB indicará o nome para assumir a segunda secretaria; o PP, o deputado que pode ocupar a segunda vice-presidência; o PR a primeira secretaria; o PSB, a terceira e o PSD vai indicar o deputado para a quarta secretaria.

Além destes, três partidos ficarão responsáveis pelas escolhas dos três suplentes. São eles: PT – com duas escolhas; PRB e Solidariedade.

Patrícia Cagni

 

OUTRAS NOTÍCIAS