Tempo - Tutiempo.net

Lula inaugura fábrica na Bahia e clima sobre sucessão estadual esquenta

 

Em clima quente com a proximidade do prazo para definição do candidato petista ao governo em 2014, o ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca na Bahia para participar da inauguração da fábrica da cervejaria Itaipava, em Alagoinhas, nesta sexta-feira (22), às 15h.

O convite, feito pelo governador Jaques Wagner, atende ainda a um pedido de um dos pré-candidatos do PT, o secretário de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, para que o padrinho ajude a convencer Wagner de que ele é o melhor candidato para sucedê-lo.

No contexto em que Gabrielli e seus correligionários/concorrentes Rui Costa e Walter Pinheiro buscam viabilizar os próprios nomes, a presença de Lula pode ser decisiva às vésperas da reunião do diretório estadual que pode sacramentar o nome do PT na disputa pelo Palácio de Ondina no próximo ano.

As conversas, entretanto, devem seguir em reservado, na busca por manter a coalizão de argumentos das lideranças petistas da Bahia.

Mesmo não havendo incêndio ou grandes tensões, conforme sinalizam dirigentes estaduais, o papel de arrefecer os ânimos e levar a uma decisão equânime caberá não apenas a Wagner, timoneiro no processo, mas também ao ex-presidente.

O retorno de Lula à Bahia acontece sem a presença da presidente Dilma Rousseff, que chegou a dar sinais de uma nova visita, porém foi descartada pelo Palácio do Planalto ainda na semana passada – circulam informações, no entanto, que Dilma pode vir ao estado antes do final de novembro.

Sem a participação da sucessora, os holofotes políticos serão compartilhados entre Lula e Wagner, provavelmente com poucas alusões aos pré-candidatos do PT.

A inauguração em Alagoinhas serve ainda como argumento para consolidação de um polo de bebidas na cidade, uma das bandeiras levantadas pelos aliados de Wagner.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva retorna à cidade após 13 anos, quando participou da campanha do então candidato a prefeito, hoje deputado Joseildo Ramos (PT), eleito ao final do pleito e derrotado ano passado por Paulo Cézar Simões (PDT), que participa da solenidade.

O primeiro brinde com cerveja Itaipava baiana, todavia, não deve agradar a todos.

Caso se confirme a desenvoltura de Lula como articulador político também na Bahia – sua condição foi testada no plano federal e na cidade de São Paulo – ou mesmo que ele não convença Wagner sobre a preferência por Gabrielli, os outros pré-candidatos podem ser vítimas da ressaca antes de chegar às urnas.

Fonte: Redação / Fernando Duarte

OUTRAS NOTÍCIAS