Tempo - Tutiempo.net

Maior pá eólica já produzida no país é fabricada na Bahia

Maior pá eólica já produzida no país e feita na Bahia

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, visitou na quinta-feira (18), a unidade fabril da Sinoma Blade em Camaçari, maior fabricante de hélices usadas para produzir energia eólica do mundo.

De acordo com o diretor de Operações, Pedro Santos, atualmente a fábrica baiana produz pás de 84 metros, a maior já fabricada no país.

Existem planos para pás de 90 metros e até o final de 2025, a meta é começar a produzir hélices de 120 metros. O gerente Geral da fábrica, Xue Li, também esteve presente durante a visita.

“A instalação da Sinoma na Bahia é fruto da missão liderada pelo governador Jerônimo Rodrigues, realizada em Pequim, na China, em abril do ano passado.

Um ano depois e estou aqui fazendo essa visita técnica para conhecer de perto a estrutura da empresa. A implantação desta fábrica no estado é enorme, especialmente por conta de todo o processo produtivo que está envolvido”, afirma Angelo Almeida.

Segundo o diretor de Operações, a fábrica está na produção da 15ª pá e serão fabricadas 150 ao total este ano. A primeira hélice sairá da unidade baiana em outubro.

“Gostaria muito de agradecer ao secretário Angelo pela visita e cordialidade que sempre tem nos mostrado na relação entre a Sinoma e o governo do Estado da Bahia. Estamos satisfeitos de estarmos aqui em Camaçari e poder proporcionar à sociedade em volta emprego e mudança no cenário social da cidade. Somos a primeira fábrica montada fora da China e garantir seu sucesso é muito importante, então estamos trabalhando muito duro para que isso realmente se concretize”.

Com informações da SDE

OUTRAS NOTÍCIAS