Tempo - Tutiempo.net

Mais de 50% dos artigos vendidos aos turistas não são baianos

Se você já comprou artesanato no Centro Histórico achando que é um trabalho essencialmente baiano não fique surpreso se descobrir que são produtos ‘made in’ Índia ou Indonésia. Também não é raro encontrar itens produzidos no Ceará, São Paulo ou Tocantins.

 

Segundo o secretário municipal do Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, um levantamento realizado pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) revelou que mais da metade do artesanato vendido por aqui não é produzido na Bahia.

Quem conhece artesanato e está interessado num presente com a cara da Bahia não se interessa por produtos importados. Esta é a avaliação da presidente da Associação de Cultura e Arte (Cultuarte), Verônica Lemos.

 

“Mas a maioria dos compradores só quer levar a lembrancinha e não liga para a qualidade”, diz. Ela afirma que a concorrência com os produtos estrangeiros é desleal. “Tem peças que a gente passa até seis dias fazendo. Não dá para cobrar qualquer coisa. Enquanto isso, eles vendem muito barato e a qualidade é quase descartável. Quem acaba sofrendo mais são os artesãos inicantes”.

 

Para o secretário municipal de Desenvolvimento, Cultura e Turismo, Guilherme Bellintani, as lembranças da Bahia ‘made in Mundo’ não representam a cultura local. “São elementos de consumo do produto turístico que estão desalinhados com o valor da cidade.

Fonte: Redação / Correio

OUTRAS NOTÍCIAS