Tempo - Tutiempo.net

MAIS UMA VEZ O IBOPE SE DESMORALIZA NA BAHIA

Não se sabe se é por maldade ou por mera incompetência, mas pela terceira eleição consecutiva o Ibope, de Carlos Augusto Montenegro (centro), erra feio com suas pesquisas para o governo da Bahia.

 

Desde o início das sondagens do instituto (todas encomendadas pela TV Bahia – Rede Globo), o candidato Paulo Souto, do DEM, aparecia com vitória esmagadora sobre Rui Costa, postulante do PT.

 

O democrata chegou a ter 51% nas pesquisas desde o período pré-eleitoral, há mais ou menos um ano.

 

Rui Costa começou com 6% nas pesquisas, diante do ‘gigante’ Paulo Souto, e chegou aos 37% na última semana.

 

No sábado, pela primeira vez, o Ibope deu o petista empatado com Souto. Ambos apareceram com 46%.

 

Quando estava com 99,72% das urnas apuradas, Rui Costa estava eleito, com 54,53% (3.549.949 votos). Souto tem até então 37,37% (2.342.769 votos).

 

Em 2006, na véspera da eleição, o Ibope dava a Paulo Souto vitória no primeiro turno, com quase 60% dos votos.

 

A eleição foi decidida na primeira etapa, de fato. Mas, de forma histórica, Jaques Wagner foi eleito, com 52,89%. O democrata teve 43,03%.

 

Em 2010, o Ibope aprontou mais uma vez. O instituto apontava segundo turno entre Wagner e Paulo Souto. O petista se reelegeu no primeiro turno, com esmagadores 63,38%, contra 16,09% de Souto.

 

Resta ao Ibope procurar corrigir seus erros no processo de pesquisas na Bahia ou reconhecer que não tem condição e desistir de fazê-las, ou quem sabe, dizer a verdade sobre essas pesquisas.            

Fonte: Reuters/Redação/B.247

OUTRAS NOTÍCIAS