Tempo - Tutiempo.net

Mega operação de combate ao tráfico deixa saldo de seis mortos e treze pessoas presas

Reprodução

Seis pessoas morreram e 13 foram presas durante a operação deflagrada pelas polícias Civil e Militar, nesta sexta-feira (7), nos bairros de Valéria e Fazenda Coutos, Subúrbio de Salvador. Segundo o balanço parcial da ação, seis armas foram apreendidas, além de drogas diversas e balanças de precisão.

A PC (Polícia Civil) afirmou que seis traficantes acusados de homicídios reagiram à abordagem, em locais diferentes do bairro de Valéria, disparando contra os policiais. Houve troca de tiros e os criminosos foram feridos. Os traficantes foram socorridos ao Hospital do Subúrbio, mas não resistiram. Os criminosos eram investigados pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).

Dois mortos foram identificados: Jorge Lucas Santos da Cruz, o “Lucas”, de 23 anos e Lucinei Cardoso Barbosa, o “Pinha” ou “Gago”, 34, com mandados referentes à chacina de Valéria. Outros três: Marcos Santos de Jesus, 24, José Márcio Cardoso de Jesus, 19, e Hugo Leonardo Farias dos Santos estão sendo investigados para confirmar a existência de mandados de prisão e de processos criminais, pois podem ter homônimos. Apenas uma pessoa continua sem identificação plena.

O objetivo principal da operação é prender traficantes envolvidos com homicídios nos dois bairros. Entre eles, os responsáveis pela chacina em Valéria, em 26 de julho, que resultou nas mortes de um sargento da PM, seu filho e outras duas pessoas. Ainda segundo a polícia, os traficantes também são responsáveis por vários homicídios no Subúrbio.

Deflagrada durante a madrugada, a operação contou com 300 policiais, entre civis e militares, e apoio logístico do Graer (Grupamento Aéreo da Polícia Militar). Foram expedidos nove mandados de prisão e 10 de busca e apreensão. A ocupação dos dois bairros, que continua ao longo do fim de semana para cumprir mandados de prisão e de busca, ainda não tem data para encerramento.

Record/Bahia

OUTRAS NOTÍCIAS