Tempo - Tutiempo.net

MINISTÉRIO PÚBLICO SOLICITA QUABRA DO SIGILO BANCÁRIO DE SÉRGIO GABIELLI

Uma ação contra a Petrobras e a Construtora Andrade Gutierrez foi ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) nesta terça-feira (16).

 

No documento, o MP pede a indisponibilidade de bens e quebra de sigilo bancário e fiscal do ex-presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli e mais sete funcionários por prejuízos na contratação de duas obras.

De acordo com o MP, foram identificados sobre preços de até 11.000% a mais nas obras da ampliação e modernização do Centro de Pesquisas (Cenpes) e implantação do Centro Integrado de Processamento de Dados (CIPD) da Petrobras.

O órgão aponta ainda que a Andrade Gutierrez foi beneficiada em mais de três contratos com a companhia, com valor total de R$ 133 milhões, que seria cinco vezes maior do que o planejado. Segundo a promotoria, a demora da descoberta do superfaturamento ocorreu por causa da sonegação de informações ao Tribunal de Contas da União por parte do então presidente, Gabrielli.

De acordo com informações do site UOL, a assessoria da Andrade Gutierrez informou que ainda não foi notificada pelo Ministério Público.

“A Andrade Gutierrez afirma, porém, que está à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários, reitera que todos os contratos da empresa com a Petrobras foram realizados dentro dos processos legais de contratação e nega qualquer irregularidade”, diz a nota.

Os demais citados na ação são Sérgio dos Santos Arantes, gerente setorial de Estimativas de Custos e Prazos; José Carlos Villar Amigo, gerente de Implementação de Empreendimentos; Alexandre Carvalho da Silva, gerente setorial de Construção e Montagem; e Antônio Perrota Neto e Guilherme Neri, responsáveis pela elaboração dos orçamentos dos contratos.

Fonte: Reuters

OUTRAS NOTÍCIAS