Tempo - Tutiempo.net

Na capital, Governo do Estado autoriza pacote de obras em diversas áreas para cinco municípios baianos

Governador divulga obras para cinco municípios

Em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu com lideranças de cinco municípios baianos, nesta quarta-feira (29), para ouvir demandas e assinar ordens de serviço autorizando o início de diversas obras.

Durante a tarde, foram quatro reuniões das quais participaram secretários de Estado e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes.

O município de Ourolândia, parte do território Piemonte da Diamantina, foi contemplado com obras de educação, infraestrutura de rodovias e abastecimento de água.

A Secretaria da Educação (SEC), por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), vai iniciar o processo licitatório para dar início às obras de ampliação, modernização e requalificação do atual prédio do Colégio Estadual de Ourolândia.

Já a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), vai dar início às obras de pavimentação na BA-370, nos sete quilômetros do trecho entre Umburanas – Alagadiço/Ourolândia.

“Aqui nós apresentamos o que está acontecendo de investimentos por parte do Governo do Estado em Ourolândia. Mas, aqui também recebi, com muita alegria, um conjunto de demandas para novos investimentos no município. Me comprometi para que, no início de julho, na primeira semana, nós iniciemos as obras”, garantiu Jerônimo sobre a intervenção que tem previsão de conclusão dentro de seis meses.

Também foram assinadas as ordens de serviço para o início das obras de implantação de Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA), na localidade de Várzea de Fora, outra para a localidade de Licuri, e mais uma para a localidade Assentamento Fé em Deus.

As obras serão executadas pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), por intermédio por meio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB).

Para a secretária da SIHS, Larissa Moraes, é de total importância que os municípios lutem pela questão do abastecimento de água, por qualidade de vida e dignidade da sua população.

“São mais três localidades para fazermos abastecimento hídrico, mais de R$ 400 mil investidos pelo Governo do Estado. Daqui a pouco a gente já vai começar as obras e com certeza ampliar a qualidade de água”, afirmou.

Obras para construção de estrada, reforma de escola e para abastecimento de água foram autorizados para Umburanas, no Centro-Norte baiano.

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio da Conder, vai iniciar a licitação para a execução das obras de ampliação, modernização e requalificação do prédio existente do Colégio Estadual Professora Maria Madalena da Silva.

A SIHS/ Cerb está autorizada a dar início à implantação do SSAA nas localidades de Eurico, Baixa e Barriguda dos Limas, e também na localidade de São José. Durante a reunião, a pavimentação do trecho da BA-370 entre Umburanas – Alagadiço/Ourolândia, recebeu um pedido de extensão até o distrito de Delfino.

 “Essa obra de Umburanas até o Alagadiço, ela estende até o Delfino. Então são mais 26 km. O governador autorizou a Seinfra a fazer um estudo, que é muito importante para que a gente possa ter uma noção de valor e assim que fizermos o estudo ele autorizará fazer o projeto que é o sonho daquela região”, explicou o secretário de Infraestutura, Sérgio Brito.

O titular da Seinfra destacou ainda a obra de pavimentação do trecho de Umburanas até a Barriguda do Doutor, que somam mais 3,5 km, com previsão de início no segundo semestre deste ano.

No município de Antônio Gonçalves, o Governo do Estado autorizou a Seinfra a celebrar Acordo Consorcial para realizar a pavimentação em paralelepípedo, no trecho de 25,1 metros nos acessos à cidade, por meio do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Piemonte Norte do Itapicuru. Já a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da Conder, vai adotar as providências para revitalização da Praça Principal na sede.

A SIHS/ Cerb vai iniciar a implantação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) nas localidades de Brejão da Grota e Saco, beneficiando 140 famílias.

A Secretaria da Saúde (Sesab), celebrou convênio com o município para requalificação geral da Unidade de Saúde Mãe Júlia.

“Agradecer ao senhor governador pela sensibilidade de continuar investindo na melhoria da qualidade de vida em toda a Bahia. Não é fácil administrar um estado do tamanho do nosso com a quantidade de problemas, com 417 municípios e mais uma vez, isso demonstra o carinho que tem pelo povo de Antônio Gonçalves”, destacou o presidente da Alba.

Na reunião com as lideranças políticas de Euclides da Cunha, cidade da região Nordeste da Bahia, foram autorizados projetos de interesse de Euclides da Cunha em diversas áreas, em especial, a pavimentação asfáltica.

Duas ordens de serviço foram assinadas. A Seinfra vai dar início às obras de pavimentação asfáltica em 8,3 quilômetros do entroncamento da BA-220 e no trecho de 14,3 quilômetros, da localidade de Carrancudo (Euclides da Cunha) até o Entroncamento da BA-381 (Algodões).

Também foram apresentadas propostas de melhorias para educação, com apoio da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e do Instituto Federal Baiano (Ifba).

Pela manhã, o prefeito Maguila e lideranças de Correntina, da região Oeste do estado, apresentaram necessidades do município das áreas de infraestrutura, abastecimento de água, educação, esporte e lazer.

Na reunião, o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado de secretários e representantes das pastas estaduais, fez encaminhamentos e assinou ordens de serviços para execução de obras de infraestrutura, atendendo a algumas das demandas apontadas pelas lideranças.

Foram autorizadas ordens de serviço para a construção de uma ponte sobre o rio das Éguas, no bairro de Sete Ilhas, e de uma ponte sobre o rio Arrojado.

A última com extensão de 46 metros. Outra autorização foi para início das obras de pavimentação no entroncamento da BR-349.

Uma ponte também será construída sobre o rio Guará, com extensão de 44 metros, após autorização do chefe do Executivo para abertura de processo licitatório.

À frente dos projetos, a Seinfra vai destinar R$ 17,6 milhões às obras que visam melhorar a mobilidade dos moradores das zonas rurais e também facilitar o acesso a pontos turísticos como Sete Ilhas e o Povoado de Praia.

Ainda participaram dos atos os secretários de Relações Institucionais (Serin) Jonival Lucas; da Seinfra, Sérgio Brito; e da Sedur, Jusmari Oliveira.

 Lina Magalí, com colaboração de Milena Fahel

OUTRAS NOTÍCIAS