Tempo - Tutiempo.net

NOME DO EX-DEPUTADO ALFAYA APARECE EM DOCUMENTOS DA LAVA JATO

A Polícia Federal (PF) encontrou indícios que podem ligar o ex-deputado estadual Javier Alfaya (PCdoB), aliado e homem de confiança do ex-governador e novo ministro da Defesa, Jaques Wagner (PT), ao esquema de lavagem de dinheiro investigado na Operação Lava Jato.

Segundo informações da Veja, em um caderno de anotações apreendido nas buscas relacionadas ao doleiro Carlos Habib Chater, dono do Posto da Torre, em Brasília, agentes da polícia identificaram o nome do ex-parlamentar baiano e valores relacionados.

“Na segunda parte do caderno constam várias páginas de anotações de valores para diversas pessoas”, assinala relatório da PF.

Entre essas pessoas estão cinco doleiros e agiotas ligados ao dono do Posto da Torre, que funcionava como “delivery da propina” a políticos que lá compareciam para saques em espécie.

“Consta também anotação em nome de ‘Dep. Javier'”, destaca a PF, referindo-se a um trecho manuscrito do caderno em que o nome do ex-parlamentar aparece grafado ao lado da expressão “2.250 ou 2.350″.

Na mesma página, outras três referências a Javier, uma ao lado do registro “20 até 30 SEP”, outra com o valor “2.200″ e três pontos de interrogação e mais uma ao lado do apontamento “20 até 30″.

“Trata-se de Javier Alfaya, deputado estadual da Bahia”, informa o relatório que faz parte dos autos da Lava Jato. Arquiteto de profissão, nascido em Redondela (Espanha), Alfaya não é mais deputado.

Em janeiro de 2013, ele foi nomeado para assumir um cargo de confiança no governo Wagner, na chefia do Escritório de Projetos da Secretaria para Assuntos da Copa (Secopa).  

Fonte: Reuters/Brasil n247

OUTRAS NOTÍCIAS