Tempo - Tutiempo.net

Novo serviço virtual da Juceb proporciona economia de tempo

Jucenb virtual

Em operação desde a última segunda-feira (4), a Certidão Web, a mais nova ferramenta on-line da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), foi desenvolvida para proporcionar mais conforto e segurança aos clientes, bem como a redução no tempo de emissão de certidões.

Além da certidão simplificada, que já era emitida por meio do site do órgão, os requerentes agora podem, de qualquer lugar do país, emitir a certidão específica e a de inteiro teor.

As três certidões são as principais exigidas pelo sistema financeiro e passam a ser emitidas no prazo máximo de 72 horas, metade do tempo gasto quando a solicitação é feita de forma presencial, na sede da Juceb, em Salvador, ou nas 34 unidades do órgão espalhadas pela Bahia.

De acordo com o presidente da Juceb, Antônio Carlos Tramm, entre os dados que constam nas certidões estão informações da empresa que podem ser apresentadas em uma concorrência, licitação ou até mesmo em processos.

O titular do órgão explicou ainda que, a partir de agora, empresários do interior não terão mais que se descolar a Salvador ou para uma cidade vizinha para dar entrada nas certidões emitidas pelo órgão.

“Com a Certidão Web, o contador, o advogado, o cliente ou a pessoa física, que tem direito a ter a esta informação, entra no site da Juceb, pede a certidão, recebe a guia para pagamento, devolve a guia paga e, de imediato, recebe a certidão no computador de casa ou da empresa. Estamos trabalhando para melhorar o acesso das pessoas à informação com garantia, eficiência e rapidez”, afirmou Tramm.

Para a assistente administrativa Lucineide Menezes, a ferramenta “facilita o nosso dia a dia, agiliza o andamento dos processos. Acho muito importante”. Já o assistente em administração Isaac Cirqueira – sem saber que um conjunto de serviços da Juceb está disponível no portal do órgão desde o início da semana – se descolocou do sul do país até a capital baiana para dar entrada em um documento.

“Vim solicitar um certidão de inteiro teor de uma empresa. Não sabia que poderia ser feito lá do Paraná. Agora, sei que posso fazer esta solicitação de lá. Será muito mais fácil e rápido”.

Modernização

Para Tramm, é fundamental que a Juceb se modernize cada vez mais para atender às necessidades dos empresários, pois “cada empresa que é registrada se apresenta como uma possibilidade de geração de emprego, renda e o consequente fortalecimento da economia”.

Ele informou também que 50% das solicitações feitas na Juceb são atendidas em até 24 horas. “Mais movimento no comércio, na indústria, nos serviços, mais dinheiro circulando”, afirmou.

Ainda segundo o titular da Juceb, novas estratégias serão adotadas pelo órgão no decorrer de 2016 com o intuito de agilizar os processos.

“A partir de meados deste ano, estaremos recebendo os processos digitalizados e com a assinatura digital. Aquele empresário que tem uma empresa em Salvador, mas mora na Suíça ou nos Estados Unidos, por exemplo, vai assinar um contrato digital e encaminhar para nós. Poderemos fazer todo este processo, que era manual, de forma digital”.

Jhonatã Gabriel

OUTRAS NOTÍCIAS