Tempo - Tutiempo.net

O HDPA 2 coloca em funcionamento novo centro cirúrgico

HGCA 2

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA 2) coloca em funcionamento o novo Centro Cirúrgico.

 É mais um importante serviço de saúde implantado pelo governador que atenderá Feira de Santana e região.

O espaço conta com 11 salas para atendimento de pacientes de forma regulada e emergencial há uma população superior em um milhão de baianos, que residem em 127 municípios pactuados.

Nessa fase inicial foram abertas 5 salas cirúrgicas, aumentando a capacidade de cirurgias em todas as especialidades de alta complexidade, incluindo cirurgias angiológicas e neurológicas.

A coordenadora da emergência do HGCA, médica Hélvia Fagundes o acesso de pacientes será via regulação e também através do ambulatório da unidade.

“O ambulatório esteve parado durante todo o período mais crítico da pandemia e agora está sendo gradativamente retomado com todas as precauções necessárias, bem como as cirurgias eletivas. O novo Centro Cirúrgico será destinado para cirurgias emergências e eletivas, que são aquelas em que se consegue escolher a melhor data para se realizar o procedimento cirúrgico. Geralmente, a cirurgia é realizada após diversos exames, que são feitos para obter as melhores condições de saúde do paciente”, afirmou a coordenadora.

A informação e de que a unidade possui amplificadores de imagem (arcos cirúrgicos); aparelhos utilizados durante cirurgias ortopédicas e traumatológicas; recursos de infraestrutura e tecnologia médico hospitalar de última geração; monitores de alta definição; focos cirúrgicos à LED; controle de temperatura e umidade através de sistema de ar-condicionado que funciona a gás natural.

Outra Unidade de vital importância está sendo implantado que é o Centro de Recuperação Pós-Anestésico (CPRA),

Estão sendo disponibilizados mais 12 leitos, cada um contendo uma régua de distribuição composta por válvula de oxigênio, válvula de ar comprimido e vacuômetro para a aspiração das vias aéreas.

O complexo de saúde HDPA 1 e 2, ampliaram sensivelmente a capacidade de atendimento médico em alta e média complexidade em Feira de Santana e Região.

C L

OUTRAS NOTÍCIAS