Tempo - Tutiempo.net

Planserv orienta beneficiários sobre o cuidado com queimaduras

Cuidado com as fogueiras e os fogos

O Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, celebrado nesta segunda-feira (6 de junho), é uma data que serve como alerta para todo este mês, em que, especialmente na região Nordeste do Brasil, cresce o número de acidentes causados pelo manuseio de fogos de artifício utilizados nos festejos juninos.

Para que o arrasta pé não acabe antes da hora, o Planserv – Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais alerta seus beneficiários sobre cuidados que podem ser tomados na prevenção e no tratamento de queimaduras.

Para evitar problemas, é importante garantir a supervisão constante de crianças durante o manuseio de fogos de artifício. Além disso, a coordenadora de Prevenção do Planserv, Angela Nolasco, sugere que as pessoas fiquem atentas às recomendações dos fabricantes de fogos, evitando comprar os de fabricação caseira ou clandestina ou transportar, armazenar grandes quantidades de artefatos, pois “uma explosão, neste caso, pode ser fatal”.

“Não acender fogueiras jogando álcool ou outro líquido inflamável diretamente nas chamas é uma decisão inteligente. Além disso, soltar balões é um crime que pode provocar grandes tragédias”, destacou.

Dicas

De acordo com a enfermeira do Núcleo de Feridas do Planserv, Daniele Vieira, existem três tipos de queimaduras que exigem cuidados diferenciados.

Tanto no caso da de primeiro grau, em que a pele fica avermelhada, quanto na de segundo grau, em que há formação de bolhas e a dor é mais intensa, e de terceiro grau, mais grave, é aconselhável lavar a região afetada em água corrente por pelo menos cinco minutos para esfriar a pele, e, em seguida, buscar atendimento médico imediato.

“Mesmo que não esteja sentido dor, o paciente queimado não deve remover, por conta própria, tecidos, pólvora, papel ou qualquer objeto que estiver grudado na pele, para não piorar a lesão. Só o médico saberá como fazer isso da melhor forma”, explicou a enfermeira.

Outras dicas importantes são: nunca furar as bolhas, não tocar na área afetada e jamais usar gelo, manteiga, pomadas, borra de café, clara de ovo, creme dental ou qualquer outro produto doméstico, ação que pode piorar a lesão ou causar infecções muito graves.

“A queimadura também não pode ser coberta com algodão ou qualquer outro material. E, se as roupas também estiverem em chamas, a pessoa afetada não deve correr. Ao invés disso, deve deitar no chão e rolar. Um lençol ou pano úmido pode ser posto sobre a roupa, mas não sobre a pele queimada”, alertou Daniele.

Tratamento

De acordo com o cirurgião plástico Carlos Briglia, o tratamento de queimaduras deve ser feito por quem entende do assunto.

“Especialistas em queimaduras e cirurgiões plásticos capacitados poderão agir de modo a evitar sequelas de queimaduras, tais como a formação de feridas crônicas, perda de partes anatômicas do corpo ou até de membros”, disse.

O médico explicou, ainda, que através de cirurgias plásticas é possível recuperar a função de membros comprometida pela queimadura.

“A aparência da pele, porém, nem sempre se recupera plenamente”, concluiu. Conforme o Decreto nº 9552/2005, o Planserv tem cobertura para cirurgia plástica quando comprovadamente necessária para fins de recuperação de algum órgão ou membros.

Secom Planserv

OUTRAS NOTÍCIAS