Tempo - Tutiempo.net

Polícia resgata 14 pessoas mantidas em cárcere privado em abrigo no município de Vitória da Conquista

Ação contou com apoio das secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde de Vitória da Conquista

Quatorze internos de uma casa de acolhimento foram resgatados após uma operação policial em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, na sexta-feira (28).

De acordo com a Polícia Civil, os internos viviam em condições precárias e eram vítimas de maus tratos.

O abrigo fica localizado no Distrito Industrial de Conquista, e era investigado desde a morte de um idoso, em dezembro do ano passado. De acordo com investigações, o idoso teria sofrido maus tratos no local.

Ação contou com apoio das secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde de Vitória da Conquista.

“Recebemos uma denúncia relatando o óbito de um interno que deu entrada em uma unidade de saúde, com lesões pelo corpo. Com o apoio de prepostos das secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, iniciamos a apuração e apuramos que o idoso teria sido vítima de maus tratos ”, disse o delegado Marcus Vinicius de Morais Oliveira, que coordenou a operação.

O proprietário do abrigo, de 41 anos, vai responder por cárcere privado, maus tratos, exercício irregular da profissão, redução análoga à condição de escravo, por expor a perigo a integridade ou saúde física ou psíquica do idoso e por guarda ilegal de animal silvestre.

Além disso, um inquérito foi instaurado para apurar a morte do idoso e outras práticas. A instituição, que funcionava de forma irregular, foi interditada pela Vigilância Sanitária.

Segundo a polícia, a maioria dos internos possui problemas mentais e, após o resgate, foram encaminhados para atendimento médico, em seguida, para lares públicos.

Com informações do G1

OUTRAS NOTÍCIAS