Tempo - Tutiempo.net

PRESIDENTE ESTADUAL DO PTB, PREFEITO JONIVAL LUCAS REJEITA FUSÃO COM O DEM

Confirmada nas conversações do deputado federal Benito Gama, ex-presidente nacional do PTB, e do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), a fusão da sigla com o DEM é rejeitada pelos demais petebistas baianos.

 

O presidente estadual do PTB, prefeito de Sapeaçu, Jonival Lucas, reiterou que não tem participado das articulações e discorda sobre o rumo do partido.

 

Além dele, é certo que outras lideranças também não desejam a incorporação com o DEM e o principal motivo é a aliança que o PTB mantém forte com o PT no estado. A conclusão deles é de que a junção desalinharia essa ligação, já que o DEM é uma das principais legendas de oposição à presidente Dilma Rousseff (PT) e ao governador Rui Costa (PT).

 

O entendimento também é de que haveria um desconhecimento sobre as conversas, o que caracterizaria a imposição de alguns líderes, a exemplo do próprio Benito, que tem feito questão de exaltar a tendência de os partidos se juntarem e formarem a terceira força no Congresso Nacional. Segundo Jonival, não há vantagens para o PTB em se fundir ao DEM. “O PTB perde.

 

Não estou participando. Essa está sendo uma decisão nacional, mas diante da situação em vários estados com posições antagônicas, o tiro pode sair pela culatra”, disse à reportagem da Tribuna.

 

O dirigente negou qualquer participação em conversas com dirigentes do DEM no estado ou do diretório nacional sobre o assunto e frisou o “desconforto”.

 

“Temos um compromisso com o governo do estado”, disse. Jonival lembrou que o PTB é aliado do PT também em outros estados, o que inviabilizaria o processo.

Fonte: Lilian Machado

OUTRAS NOTÍCIAS