Tempo - Tutiempo.net

Primeira etapa da licitação de trilhos da Fiol é finalizada consórcios da Espanha e China venceram essa fase

A nova licitação para aquisição de trilhos que serão usados na construção da Ferrovia de Integração Oeste Leste, na Bahia, teve a primeira etapa finalizada, nessa segunda-feira (7).

Os envelopes de preços foram abertos na sede da Valec (estatal responsável pela obra) e, por menor preço global por lote, consórcios da Espanha e China venceram essa fase.

São 147 mil toneladas de trilhos para os trechos entre o município de Ilhéus, no litoral, até o de Barreiras, no extremo oeste baiano. A licitação dividida em cinco lotes, que compreendem 1.100 quilômetros de todo o traçado da ferrovia (1.527 km), apresentou valor final de R$ 547 milhões.

O secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Rui Costa, explica que essa licitação garante avanço das obras. “O êxito no processo licitatório permitirá a instalação de trilhos em trechos que estão prontos, a espera do material. Com as últimas licenças e a chegada desses trilhos, o cronograma da maior obra de intervenção logística da Bahia segue em ritmo satisfatório.”, afirma.

A próxima etapa da licitação ocorrerá até sexta-feira, dia 11, quando serão analisados os documentos dos consórcios. O resultado final da licitação está previsto para sair no dia 21 de outubro.

Na última semana, as obras do Lote 5 da Fiol foram liberadas pelo Tribunal de Contas da União. São mais 162 quilômetros de extensão liberados, passando pelos municípios de Caetité, Guanambi, Palmas do Monte Alto, Riacho de Santana e Bom Jesus da Lapa.   

Fonte: Casa Civil/Redação

OUTRAS NOTÍCIAS