Procon-Ba notifica operadoras pela conduta de proceder à extinção de créditos de pré-pagos

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

As empresas de telefonia móvel Claro, Vivo, Tim e Oi foram notificadas pelo Procon-Ba, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, nesta sexta-feira (20). A notificação ocorre pela conduta abusiva das empresas de proceder à extinção dos créditos nos celulares pré-pagos, quando estes não são usados pelos consumidores em determinado período.

 

“Esta imposição de prazo de validade para uso dos créditos que os consumidores recarregam em suas linhas telefônicas, bem como a falta de proporcionalidade entre o valor recarregado e o tempo de uso desses créditos, contrariam as normas previstas no Código de Defesa do Consumidor, visto que demonstram vantagem manifestamente excessiva e injustificada, ferindo os princípios da boa-fé e da proibição do enriquecimento sem causa”, disse o superintendente do Procon, Ricardo Maurício Freire Soares.

 

Os fornecedores deverão protocolar as informações solicitadas na sede do Procon Central, em cinco dias, para análise e posterior deliberação do órgão, sob pena de adoção das medidas administrativas cabíveis. O consumidor que se sentir lesado poderá dirigir-se a qualquer unidade do Procon ou encaminhar a denúncia para o email (denuncia.procon@sjcdh.ba.gov.br).

Fonte: Redação/ Correio

OUTRAS NOTÍCIAS