Tempo - Tutiempo.net

Projeto busca reduzir a pobreza rural

Novo projeto estadual de ações voltadas para redução da pobreza e inclusão socioprodutiva no estado, o Bahia Produtiva foi apresentado nesta quarta-feira (19) durante evento no Hotel Sol Bahia, em Salvador, organizado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir). 

 

Aberto com a apresentação do coral da empresa, Canto da Terra, regido pelo maestro Gilmar Mendes, o evento reuniu representantes de associações rurais, cooperativas, lideranças indígenas e quilombolas. O Bahia Produtiva – que sucede o programa Produzir,  está concluindo no primeiro semestre deste ano a última das quatro edições – foi apresentado pelo diretor executivo da CAR, José Vivaldo Mendonça. 

 

“Esse encontro é motivo de alegria, de balanço, de discussões. Iniciamos um novo ciclo, um ciclo de encerramento da operação do Banco Mundial, no âmbito do programa Produzir, e apontamos para um novo desafio, que é a consolidação do Bahia Produtiva”, ressaltou.

 

Ele disse que o projeto tem inovações e aposta no aprofundamento do combate à pobreza rural e urbana na Bahia. “Esse seminário integra uma estratégia que está sendo debatida com a equipe do Banco Mundial, que se encontra até sexta-feira (21) em missão na Bahia. 

 

O novo projeto abrangerá todos os territórios de identidade do estado, exceto a capital baiana, atendendo 416 municípios. Com investimento de US$ 260 milhões, serão beneficiadas 150 mil famílias com ações na agricultura familiar (94.215), quilombolas (12.111), indígenas (3.232), reforma agrária (20.468) e economia popular (19.974). 

 

O secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Wilson Brito, destacou a importância de um projeto da abrangência do Bahia Produtiva para milhares de famílias, moradoras das zonas rurais da Bahia. “Vamos investir em inclusão produtiva, ampliar as parcerias e atuar para melhorar, cada vez mais, a vida do trabalhador rural”. 

 

 

Durante a reunião, a trabalhadora rural Siara Emídia Souza, 32 anos, da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de São José, disse, emocionada, que “a CAR enxergou a necessidade do meu povo e sou grata por isso. Quero agradecer à empresa e ao Banco Mundial, que vem selando parcerias com a gente”, disse.

Fonte: IG/Harlene Teixeira/ Foto: web.

OUTRAS NOTÍCIAS