Questionamento:Pré-candidato ao senado Jutahy Junior freta aeronaves com dinheiro da Câmara

Avião fretado por Jutahy

Pré-candidato a senador pelo PSDB, o deputado federal Jutahy Magalhães Junior (PSDB) anda utilizando a cota parlamentar para viagens durante a pré-campanha, mesmo que justificado para fins do mandato parlamentar.

Nas regras de uso, a Câmara diz que “não serão permitidos gastos de caráter eleitoral”.

Baseado na transparência da Câmara Federal, o tucano gastou R$ 17,5 mil da verba só com aluguel de aeronaves desde que foi oficializado pré-postulante à Câmara Alta do Congresso.

No dia 8 de junho, Jutahy viajou para Ilhéus, no sul da Bahia,– um dia após visita do presidenciável Geraldo Alckmin a Bahia.

Em entrevista ao Bahia Notícias, Jutahy informou que desembarcou na “Capital do Cacau” e seguiu de carro para Itabuna e Ibicaraí, onde tem base eleitoral.

“Tiveram recursos que passamos para a saúde”, disse.

No Instagram do deputado é possível confirmar as viagens através de imagens, nas quais ele aparece com empresária, vereadores e amigos – como ele mesmo descreve.

No dia 31 de maio, o deputado gastou mais R$ 10 mil para viagem a Itaberaba e Lençóis.

Nas redes sociais o tucano aparece em fotos em Boa Vista do Tupim – acompanhado do pré-candidato a governador da Bahia, José Ronaldo (DEM), e outros pré-candidatos – e Lençóis, onde prestigiou o Festival de Inverno, com o prefeito Marcão e o “pré-candidato a deputado federal” Adolfo Viana (PSDB).

De acordo com o parlamentar, ele foi para o município inaugurar posto de saúde da família, “fruto de emenda parlamentar”.

A empresa contemplada com as viagens foi sempre a mesma: a Abaeté Aerotáxi.

Ao BN, Jutahy garantiu que as viagens para o fim eleitoral são pagas pelo PSDB.

Porém, ainda conforme o parlamentar, não foi o caso das viagens descritas acima. Segundo ele, estas viagens fazem parte do exercício parlamentar.

João Brandão

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS