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Repasse de recurso do DNIT para a Bahia é uma vergonha

Se pode compreender o que acontece com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no que diz respeito ao repasse de verbas do orçamento previsto para o Estado da Bahia.

A soma dos recursos referentes aos anos de 2011, 2012 e 2013 totalizam R$ 2.507,634 bilhões e apenas foram repassados R$253.762 milhões, até o mês de julho de 2013.

É vergonhosa, irresponsável e inoperante o desempenho do DENIT em relação ao Estado da Bahia.

 
Questionado, a direção do órgão admitiu a existência de um grave problema, no entanto não conseguiu ser transparente e dizer qual seria esse problema. Terminou afirmando que os empreendimento na Bahia começariam a sair do papel.

O Dnit em Feira de Santana é um órgão falido. Não se sabe como funciona. Não por culpa dos servidores.

É do conhecimento geral que as planilhas sobre execução de obras do órgão para a Bahia registram em 2011 que, dos R$ 579,689 milhões que deveriam ser aplicados no Estado, apenas R$ 131,166 milhões foram repassados, ou seja, o equivalente a 22%.

No ano passado (2012), a situação não foi diferente, piorou: dos R$ 944,823 milhões previstos o montante destinado e remetido foi de apenas R$ 119,396 milhões; ou seja, 12%.

Esse ano, que ainda não terminou, está sendo um verdadeiro desastre, dos R$ 983,122 milhões, para a Bahia, o Dnit repassou até a data de hoje (30), a quantia irrisória de R$ 3,2 milhões, ou seja 0,3% do orçamento previsto.

Pasmem: A dotação com maior repasse, nesses três anos, seria para o item definido como: “Manutenção de Trechos Rodoviários”.

Referente a recuperação de rodovias, que previa em 2012 a destinação de R$ 266,4 milhões, só foram gastos R$ 32,7 milhões.

Várias obras importantes que entraram na lista do orçamento de 2013 até a data de hoje (30), registram repasse zero.

Como é a situação que definiu a construção do acesso rodoviário ao Porto de Salvador, na BR-324, no valor de R$ 26,4 milhões.

Ou ainda a construção do trecho rodoviário nas divisas de Bahia e Piauí e Bahia e Sergipe – na BR-235 -, cujo investimento é de R$ 135 milhões.

A Bahia não tem absolutamente nada a comemorar em relação ao tratamento que vem recebendo do DENIT. O fato é escandaloso e provocar o maior repúdio de todos os baianos.

 

Fonte: Redação cljornal

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