Tempo - Tutiempo.net

RUI COSTA DEMONSTRA PREOCUPAÇÃO COM A MÁQUINA ESTADUAL

É legítima à preocupação do governador eleito Rui Costa (PT) com a máquina estadual que herdará do governador Jaques Wagner (PT).

 

Ele confirma essa preocupação ao apresentar um projeto de diminuir o número de secretarias e dotar o Estado de mais eficiência.

 

Com a crise político-institucional que se estabelece no plano federal, decorrente das descobertas do petrolão, que tendem a se agravar no próximo ano no momento em que for enquadrado o núcleo político do esquema, e a expectativa de um cenário econômico amplamente desfavorável, mais chances de sucesso terá o governante que, com efeito, tentar se precaver.

 

Isso é o pensa o governador eleito Rui Costa. Ele tempermanecido junto ao grupo de transição que tem a responsabilidade de formatar um projeto de reajuste para a máquina estadual que pretende submeter à Assembleia Legislativa ainda no governo de Jaques Wagner.

 

Com certeza será de importância vital que Rui Costa busque se cercar de medidas que lhe proporcionem relativa autonomia para administrar e investir, pelo menos num primeiro momento, sem depender de repasses federais.

 

Não resta dúvida de que um terceiro turno na Bahia se dará pela eleição da presidência da Assembleia Legislativa e um pouco pela eleição na Câmara Municipal de Salvador.

 

A primeira é disputada, pela quinta vez consecutiva, pelo deputado estadual Marcelo Nilo, do PDT, que se enfrentará com o candidato do PT, Rosemberg Pinto.

 

Na Câmara, o presidente Paulo Câmara (PSDB) não tinha oponente até a insurgência do PTN, que está disposto a confrontar o prefeito ACM Neto (DEM), apoiador do tucano. Por enquanto, os dois são francos favoritos, mas estão longe de se considerarem eleitos.

 

Como sempre, só poderemos ter uma posição analítica das ações do novo governador após essas decisões.

Fonte: cljornal com informações de Raul Monteiro

OUTRAS NOTÍCIAS