Tempo - Tutiempo.net

Secretário de Finanças de Salvador quer volta dos castigos do Pelourinho

O secretário de Finanças de Salvador, Mauro Ricardo, cometeu uma grande gafe e voltou a colocar o prefeito em situação difícil, ao afirmar, durante uma entrevista de rádio, que queria poder “colocar no pelourinho” as pessoas que têm dívidas com o município.

O pelourinho é o nome dado a colunas feitas de pedra ou madeira nas praças onde os escravos e criminosos eram amarrados para serem agredidos no período colonial.

Antigamente se botava as pessoas no pelourinho para poder pagar as suas dívidas.

A infeliz declaração gerou grande repercussão. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Bahia emitiu nota repudiando o gesto do secretário. Afirmou ser “intolerável que, na cidade mais negra fora do continente africano, um gestor municipal lamente a abolição do pelourinho”.

O deputado federal Nelson Pelegrino (PT) cobrou a demissão do secretário. A vereadora Aladilce Souza (PC do B) diz que o secretário mostrou “o seu lado algoz” e foi desrespeitoso com a cidade.

No final do ano passado, mesmo diante do escandaloso caso da Máfia do ISS em São Paulo, caso de corrupção que se deu durante a gestão de Mauro Ricardo como secretário de finanças da capital paulista, o prefeito ACM Neto manteve o aliado no cargo.

Agora, diante de uma declaração tão negativa, que contrasta com a recente decisão do próprio prefeito de criar cotas para negros em concursos públicos, ACM Neto irá bancar mais uma vez Mauro Ricardo?   

Fonte: Redação com informações e foto de B.247

OUTRAS NOTÍCIAS