Tempo - Tutiempo.net

Secretário estadual Jorge Solla visita unidades de saúde em Feira

 

Na manhã desta segunda-feira (30), o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, acompanhou o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, visitando as unidades de saúde estaduais da cidade. A visita teve inicio no Hospital Estadual da Criança (HEC), seguindo para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e depois para o Hospital Especializado Lopes Rodrigues (HELR). Na oportunidade, o secretário fez um balanço da saúde em Feira de Santana em 2013.

HEC

O principal objetivo da ida ao Hospital Estadual da Criança, foi visitar a paciente M.F.O de 11 anos, natural da cidade de Barreiras, a primeira criança submetida a uma cirurgia cardíaca. A menor passa bem após a cirurgia considerada de complexidade inicial, realizada no último dia 26, ter sido um sucesso. Na oportunidade, o secretário também visitou os setores de cardiologia, oncologia, pediatria, UTI Neonatal, o internamento e a emergência do Hospital.

Para Zé Neto, sempre há muito o que realizar na Saúde, mas também há muito o que comemorar. “O HEC hoje com 178 leitos, 38 leitos de UTI infantil e neonatal, funcionando com a cardiologia e a oncologia. Temos um hospital encaixado dentro da cidade”, disse.

HGCA

Em seguida, Jorge Solla visitou as instalações do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) acompanhado do deputado Zé Neto (PT), do diretor da Rede Própria de Saúde José Walter, do diretor do HGCA José Carlos Pitangueira; do diretor do HEC, Mateus Simões, o diretor médico do HGCA Aurélio Sciarretta e coordenador do Serviço de Arquivamento Médico e Estatísticas, Arthur Câmera, quando participaram de uma confraternização com funcionários da unidade de saúde comemorando o trabalho realizado com amor dentro do Hospital.

O secretário trouxe uma boa notícia de que os projetos arquitetônicos estão sendo finalizados e que no inicio do ano acontecerá a licitação de mais uma etapa de reforma e ampliação de toda área de emergência do Clériston Andrade.

Zé Neto lembrou que o HGCA conta com um quadro de funcionários de concursados e selecionados, sem contratações através de Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). “Por exigência do Ministério Público o contrato com a Fundação José Silveira chegou ao fim, mas a fim de regularizar a situação e ampliar o quadro de funcionários do HGCA acontecerá uma seleção pela Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF)”, pontuou.

HELR

A terceira unidade de saúde visitada pelo secretário Jorge Solla foi Hospital Especializado Lopes Rodrigues, acompanhado do deputado Zé Neto, o diretor da Rede Própria, José Walter; o superintendente geral do HEC, Matheus Simões; a enfermeira Iraci Leite gestora do Hospital Lopes Rodrigues e Carlos Rocha Holtz Filho.

Na oportunidade, o secretário Solla agradeceu os serviços e adesão dos funcionários da instituição ao projeto do governo do Estado, destacando o empenho e compromisso do corpo técnico. “É uma satisfação muito grande ver como muita coisa mudou nos últimos 20 anos no atendimento psiquiátrico”, disse.

Segundo Jorge Solla além do atendimento psiquiátrico, o HELR passará a realizar atendimentos clínicos e químicos. “O Lopes Rodrigues, a cada dia se adequa mais aos pressupostos da atual assistência de saúde mental, mas estamos trabalhando na perspectiva de deixar de ser psiquiátrico e passar a ser clínico, com leitos para saúde mental e atenção a dependência química. Essa é nossa perspectiva para 2014”, afirmou.

Zé Neto ressaltou a prestação de serviços feita pelo Hospital. “Aqui é uma unidade com muitas dificuldades históricas, mas tem destaque na prestação da assistência psiquiátrica”, pontuou.

Solla e Zé Neto visitam pacientes que fazem tratamento domiciliar

A última agenda do secretário Jorge Solla em Feira de Santana foi uma visita a duas crianças que estavam internadas no Hospital Estadual da Criança e participaram do Programa de desospitalização da unidade, que visa humanizar o tratamento de crianças com internação prolongada, possibilitando a saída segura do ambiente hospitalar.

O deputado Zé Neto (PT), o diretor da Rede Própria de Gestão Direta, José Walter; o superintendente geral do HEC, Matheus Simões; e a equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas, acompanharam o secretário Jorge Solla.

O primeiro paciente a receber a visita foi Elias de 2 anos, que ficou internado desde maio de 2011 logo após o seu nascimento e voltou para casa no bairro Baraúnas no último dia 27.

A segunda visita foi ao paciente Melquesedeque de 5 anos que também voltou para o convívio familiar no distrito da Matinha no dia 13 de novembro.

Zé Neto lembrou que a Bahia inova em internamento domiciliar hospitalar. “No HGCA são 60 vagas e no HEC, cinco crianças já são atendidas pelo programa de desospitalização recebendo em casa todo atendimento que viabiliza um tratamento muito mais adequado, muito mais carinhoso por parte da família que faz com que a criança com muito mais rapidez, ao tempo que a família tem no seu lar seu ente querido”, disse.

O deputado destacou que o programa de desospitalização é extraordinário e que já faz parte da pauta nacional de saúde do Governo Federal. “O programa começou aqui na Bahia tendo Feira de Santana como referencial. O ano que vem pretendemos avançar nesse programa, e o próprio Solla colocou que a secretaria de saúde está preparada pra fazer com que ele possa ser disseminado”, afirmou.

Fonte: Ascom

OUTRAS NOTÍCIAS