Tempo - Tutiempo.net

Site da PM-BA aconselha cidadão agir como MacGyver em caso de sequestro

A Polícia Militar da Bahia recomenda em seu site que o cidadão exercite como sair do porta-malas de um carro, para utilizar os conhecimentos no caso de um possível sequestro relâmpago.

 

“Treine como sair de um porta-malas, caso seja aprisionado. Em caso de trava mecânica, treine com um grampo, arame ou canivete o levantamento da trava. Em caso de trava elétrica, identifique o caminho da fiação para poder cortá-la”, aconselha a PM, em um dos itens das dicas de segurança.

 

Falta apenas trazer para um seminário o ator Richard Dean Anderson, intérprete da série Profissão Perigo, que esteve em Salvador ano passado. Além de ser um aprendiz de MacGyver, o cidadão deve, ainda segundo a PM, adotar uma postura preventiva.

 

Após a recomendação feita pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de levar dinheiro para satisfazer o ladrão, a nova sugestão é manter um celular no porta-malas do veículo. “Pessoas ainda mais cuidadosas chegam a deixar um aparelho de telefonia celular permanentemente no porta-malas para eventualidade dessa natureza”, diz o texto.

 

Outro procedimento indicado no site da polícia para este tipo de situação é chutar os faróis traseiros até retirá-los do local, esticar o braço pelos buracos e “gesticular feito doido”. “O motorista não verá você, mas todo mundo verá. Isto já salvou muitas vidas”, garante a corporação. 

Fonte: Bahia Notícias

OUTRAS NOTÍCIAS