Tempo - Tutiempo.net

TJ-BA reelege Edmilson Jatahy Jr. para vaga de juiz eleitoral do TRE-BA

Desembargador Jatahy Fonseca, presidente do TRE-BA.

O atual vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Jatahy Fonseca Júnior, foi eleito, por unanimidade, na manhã desta segunda-feira (18/12), o novo juiz corregedor Regional Eleitoral.

O desembargador assume – pelos próximos dois anos – a vaga deixada pelo juiz Fábio Alexsandro Bastos, que antecipará o encerramento do seu biênio na Corte Eleitoral para 31 de janeiro de 2018.

Após ser eleito corregedor, o magistrado afirmou que é uma alegria imensa assumir o cargo porque “Deus e a história”, disse ele, estão fazendo com que “tenha a oportunidade de ocupar os cargos que meu saudoso pai ocupou no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.”

A Corregedoria Regional Eleitoral é a unidade do Tribunal Regional Eleitoral à qual incumbe, dentre outras atribuições, a fiscalização da regularidade dos serviços eleitorais em todo o Estado da Bahia e a expedição de orientações sobre procedimentos e rotinas a serem observadas pelos cartórios eleitorais.

A sua jurisdição abrange todo o Estado, ficando sob sua supervisão todas as zonas eleitorais da circunscrição.

O presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, comentou a ascensão do vice-presidente ao cargo de corregedor.

“Tenho certeza que Vossa Excelência dará continuidade ao trabalho que Dr. Fábio vinha desenvolvendo na Corregedoria e em muitos outros projetos que partirão de sua iniciativa.”

A posse está prevista para a última sessão de janeiro de 2018.

O desembargador Jatahy Júnior

Edmilson Jatahy Fonseca Júnior formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 1984, aos 22 anos.

Em 1986, com apenas 25 anos de idade, tornou-se Juiz de Direito. Desde então, passou a enveredar pela área do Direito Eleitoral, tendo respondido por diversas zonas eleitorais, incluindo duas de Salvador 10º ZE, em 1992, e 2ª ZE, em 1994.

A trajetória de Jatahy Júnior inclui ainda o comando de varas cíveis e criminais, tanto no interior quanto na capital do estado.

Eleito 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia para complementar mandato da saudosa desembargadora Vera Lúcia Freire de Carvalho, exerceu, interinamente, em janeiro de 2016, a presidência daquela Corte de Justiça.

No mesmo ano, foi eleito presidente da 2ª Câmara Cível do TJ Bahia e, em novembro, eleito juiz efetivo do TRE da Bahia, na classe dos desembargadores.

TF
Tags:#Tribunal Regional Eleitoral
#Sessão de julgamento
#Juiz de Tribunal Regional Eleitoral
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial
Últimas notícias postadas
RECENTES
Ubaíra, Cravolândia e Santa Inês: Justiça Eleitoral convoca eleitores para recadastramento biométrico
Mais de dez mil eleitores precisam passar pela identificação biométrica; eleitor que não comparecer terá o título cancelado
TRE-BA publica nomeação de oito novos servidores
Informação foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta (19/12) e obedece à portaria do TSE, que permite aprovar candidatos em concursos públicos dos TREs, em casos de vacância
Recesso do Judiciário: confira funcionamento dos postos da biometria na Bahia
Sexta-feira (21/12) é o último dia de atendimento do ano
TRE-BA conquista 2º posição em “Ranking da Transparência do Poder Judiciário”

Ranking, divulgado pelo CNJ

OUTRAS NOTÍCIAS