Tempo - Tutiempo.net

Uma semana por mês cartórios ficarão fechados

Desde essa segunda-feira (27/5) os servidores dos cartórios extrajudiciais administrados pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) estão com as atividades paralisadas. Em assembleia realizada pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário da Bahia (Sinpojud), no dia 29 de abril, os trabalhadores decidiram suspender o atendimento sempre na última semana de cada mês como forma de reivindicar melhores condições de trabalho. Com isso, até a próxima sexta-feira não haverá realização de serviços, exceto o plantão para óbitos e casamentos já agendados.

Os grevistas reivindicam pagamento da gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET), aparelhamento dos cartórios para atender melhor a sociedade, publicação de edital de remoção para todos os servidores do Judiciário e realização de concurso público para delegatários. Mas, de acordo com a presidente do Sinpojud, Maria José Santos da Silva, os trabalhadores também reclamam por condições básicas de trabalho. “Tem cartório que não tem nem água para beber. Às vezes falta papel ou não tem um ar-condicionado. Nós queremos mais qualidade de vida enquanto estamos trabalhando”, protesta.

Segundo a presidente do sindicato, a decisão de parar as atividades na última semana de cada mês permanece por tempo indeterminado até que as reivindicações sejam atendidas. “Mas, se isso demorar de acontecer, poderemos nos reunir em nova assembleia e optar por decretar uma greve definitiva”, observa.

Fonte: Tribuna

OUTRAS NOTÍCIAS