Tempo - Tutiempo.net

Vitória de Dilma pode adiar planos de Neto para 2018

Nunca o prefeito ACM Neto (DEM) desejou tanto a vitória de um aliado como a do presidenciável Aécio Neves (PSDB).

Determinado a fazer tudo que estiver a seu alcance para ajudar a elegê-lo, Neto viajou ontem para São Paulo para um encontro com o tucano, que vai enfrentar a presidente Dilma Rousseff (PT) no segundo turno.

No primeiro, Neto foi um dos responsáveis pela decisão de Aécio de mirar na candidata do PSB, Marina Silva, uma estratégia inicialmente vista como arriscada porque envolvia a possibilidade de, num momento em que Aécio perdia fôlego, tirar também a socialista do páreo contra Dilma, permitindo que a presidente se reelegesse logo ali.            

“Vocês estão fazendo uma campanha de candidato que está vencendo”, teria alertado, na época, o democrata, dirigindo-se à equipe de Aécio.

O prefeito sabe que a eventual vitória de Dilma adia sine die seus planos políticos mais ambiciosos.

No longo prazo, o mais significativo deles é o de disputar o governo do Estado em 2018, ano da sucessão do governador eleito, Rui Costa.

Sem o apoio de Aécio como presidente, Neto sabe que suas dificuldades serão ampliadas, principalmente se Rui tiver feito um bom governo.

A decisão é agravada pelo fato de que o prefeito teria que renunciar à Prefeitura para enfrentar o petista em 2018.

Sem uma base sustentável para lançar-se à sucessão estadual, ele poderia perder o mandato e o governo, queimando-se com o eleitorado.

Mas a vitória de Aécio também será muito útil ao prefeito no médio prazo. Em 2016, Neto disputará a reeleição.

Sem relacionamento com o governo federal e o estadual, onde não sabe ainda como Rui irá se posicionar em relação à Prefeitura, seus planos para a cidade podem enfrentar pelo menos dificuldades de cooperação e financiamento.

Fonte: B.247/Redação

OUTRAS NOTÍCIAS